São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Grude do perigo

Luana Fischer/Folha Imagem


Que os doces são inimigos dos dentes, todo mundo sabe. No caso das balas, porém, não é apenas o açúcar que ameaça a dentição. Os emulsificadores -que dão liga à guloseima- também são relevantes: quanto maior a quantidade dessas substâncias, mais a bala gruda nos dentes, o que dificulta a higienização, diz a professora de nutrição humana da USP Jocelem Mastrodi Salgado. Portanto, se você comer uma bala muito grudenta, capriche na escovação e no fio dental.

Pare aos poucos

Ricardo Ayres/"LSportpress"


Todos os corredores devem agir como os atletas de alto nível, que ainda correm alguns metros após cruzar a linha de chegada. Durante o exercício, o coração bate mais forte para aumentar o fluxo sangüíneo, expandindo os vasos da pele e dos músculos, diz o fisiologista Paulo Zogaib. Se a corrida é encerrada bruscamente, o coração reduz a atividade, mas os vasos continuam dilatados. Isso pode causar queda de pressão, cujas conseqüências vão de mal-estar a desmaios.

De arrepiar

Reuters


"Brincar" de arrepiar os pêlos, passando a mão ou o braço sobre a tela da TV ou do computador recém-ligado, não afeta nem o organismo nem o aparelho. O eriçamento dos pêlos e a sensação de formigamento ocorre devido à troca de carga elétrica entre o monitor e o corpo, diz Adnei Melges de Andrade, professor de eletrônica da USP. Já os "estalinhos" que o aparelho faz ao ser ligado são resultado de microfaíscas produzidas pelo processo de geração de imagens.


Texto Anterior: Modos: Em que você exagera?
Próximo Texto: Poucas e boas: Novo xarope combate alergia em crianças
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.