São Paulo, quinta-feira, 01 de junho de 2006
Próximo Texto | Índice

Outras idéias

Envelhecer com saúde

Wilson Jacob Filho

Basta olhar ao redor para perceber o desentendimento que ainda existe sobre o significado de envelhecer com saúde. Persistem os ilusionistas a alardear os supostos avanços da ciência que levarão à eterna juventude. Há quem chegue a estimar em 200 anos nossa expectativa de vida futura. Não critico aqueles que acreditam em fantasias. Só advirto que são fantasias. Preocupa-me a decepção de quem percebe que investiu recursos e esperanças em uma fantasia.


[...] No envelhecimento, ocorrem alterações naturais, que devem ser diferenciadas das enfermidades


Para tentar evitar isso, vão aqui algumas considerações sobre o envelhecimento saudável. Os tratamentos estéticos são importantes para a auto-estima e para o bem-estar e permitem obter uma aparência jovial, o que não é sinônimo de saúde. Idosos podem fazer o que os jovens fazem, mas com desempenho diferenciado. Um atleta octogenário terá obtido um excelente resultado ao completar uma maratona no dobro ou mais do tempo do jovem vencedor da prova. Trata-se de um desempenho excepcional, visto que a grande maioria dos octogenários tem dificuldades para se locomover. No envelhecimento, ocorrem alterações fisiológicas naturais. São exemplos a perda da elasticidade da pele e o embranquecimento dos cabelos. Por não serem sintomas de doença, nós as chamamos de senescência. Devem ser diferenciadas daquelas que decorrem de mecanismos patológicos, caracterizando as enfermidades (chamadas senilidade). Correto é, portanto, dizer que conhecemos um nonagenário que goza da plenitude da sua senescência, enquanto um sexagenário acometido por enfermidades malcuidadas é totalmente dependente, em meio a uma intensa senilidade. Quem confunde esses conceitos está mal informado ou mal-intencionado. Ressalto o exemplo de um autor que justifica o uso de suplementos vitamínicos para todos os que envelhecem com base na convicção de que ninguém é bem alimentado nessa fase. Essa informação é falsa e prejudicial. Em vez de prevenir o problema com uma medicação, será muito mais eficaz corrigir os maus hábitos que adquirimos em todas as idades. Envelhecimento saudável é tarefa para a vida toda.
WILSON JACOB FILHO , professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas (SP), é autor de "Atividade Física e Envelhecimento Saudável" (ed. Atheneu)
@ - wiljac@usp.br


Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.