São Paulo, quinta-feira, 01 de agosto de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem precisa de atenção especial

Atletas
Dietas vegetarianas de todos os tipos são contra-indicadas para atletas. Eles precisam consumir de 6.000 a 7.000 calorias por dia, e é praticamente impossível atingir esse total sem alimentos de origem animal.

Grávidas
Durante a gestação, o ferro é tão importante que é comum os obstetras prescreverem suplementos desse mineral. As gestantes também devem consumir mais proteína. Portanto uma dieta sem leite e sem carne pode ser extremamente prejudicial.

Crianças
Na fase de crescimento, uma dieta estritamente vegetariana pode ser bem perigosa. As crianças precisam de proteína de boa qualidade, zinco e cálcio para que seu organismo e seu sistema ósseo desenvolvam-se adequadamente. Deficiência de vitaminas pode acarretar dificuldade no aprendizado. Por isso é melhor que as crianças comam carne e laticínios.

Adolescentes
Os pais devem ficar atentos à curva de crescimento para identificar se o vegetarianismo está prejudicando o desenvolvimento. A falta de ácidos graxos ômega 3, obtidos com o consumo de alguns tipos de peixe, pode prejudicar o crescimento e causar distúrbios imunológicos e problemas cutâneos e de circulação.

Idosos
Nessa fase, o principal problema é a redução da capacidade de absorver nutrientes, inclusive aqueles em forma de suplementos vitamínicos. Mesmo tomando suplemento, um idoso vegetariano corre mais risco que os demais de apresentar deficiência de vitamina B12, que só é encontrada em alimentos de origem animal. Além disso, os idosos precisam de mais cálcio e vitamina D para manter os ossos fortes e diminuir o risco de fraturas.



Texto Anterior: Coração bate muito bem sem carne
Próximo Texto: Espaguete com tomate-cereja, tofu, iogurte e vinho do Porto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.