UOL


São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Café todos os dias
"Eu tomo muito café, várias vezes ao dia. Eu gostaria de saber se faz mal. Preciso parar de tomar?"
Clarissa Soares, Taubaté , SP

Pesquisas recentes indicam que o café pode ser benéfico para combater problemas como a depressão e promover a melhora de humor, afirma a a nutricionista Eliana Jimenez Martinez, da Beneficência Portuguesa (SP). Segundo ela, o café também ajuda o processo digestivo, pois estimula a produção de suco gástrico. "Por outro lado, a bebida pode agravar problemas gástricos por excesso de acidez e pode elevar a pressão arterial." Para usufruir dos benefícios oferecidos pelo café, a nutricionista recomenda manter um consumo moderado -quatro xícaras diárias.

Herpes-zoster
"Minha mãe, que tem 70 anos, teve herpes-zoster na região da boca e da face esquerda até o ouvido. Uma ferida permanece, a dor não parou, e ela tem a sensação de que a boca está anestesiada. Não há cura?"
Lucy Kassumi Sembo, São Paulo, SP

Causado pelo mesmo vírus da catapora, o herpes-zoster provoca dor e lesões cutâneas que, popularmente, são chamadas de "cobreiro". A doença pode ocorrer em qualquer época da vida, mas é mais comum em pacientes mais velhos, afirma o neurocirurgião do Hospital Samaritano (RJ) Henrique Goldberg, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. "O estresse emocional costuma ser um agente facilitador na instalação da doença." O herpes-zoster pode começar com dor de cabeça, mal-estar, febre e dor na área de algum nervo, com sensação de formigamento. "Eventualmente ocorre reinfestação, com aparecimento de novas bolhas", diz ele. O tratamento é difícil, e a formação de cicatrizes e a dor (neurite pós-herpética) são complicações relativamente comuns. "A secção dos nervos comprometidos não alivia as dores", afirma o médico, que recomenda um tratamento com antidepressivos, anticonvulsivos e drogas antivirais.

Frio nas pernas
"Tenho um problema e não sei que especialista procurar: ao me deitar, sinto frio nas pernas a ponto de usar dois cobertores mesmo em pleno verão. Já passei dos 50 anos, mas ainda menstruo regularmente."
S. V., Jundiaí, SP

Verificar a circulação é o primeiro passo. "O cirurgião vascular é o especialista ideal para verificar a circulação arterial por meio de exame físico detalhado e testes como ultra-sonografia", afirma Jorge Kalil, coordenador da equipe de urgência em cirurgia vascular do hospital São Luiz (SP). Se não houver alteração vascular, será necessário consultar um clínico-geral para investigar outras causas, como alterações hormonais.


Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: poucas e boas: Na TPM, até as cordas vocais ficam inchadas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.