São Paulo, quinta-feira, 02 de novembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vá buscar a muda de árvore a que você tem direito e aproveite a assessoria da Prefeitura sobre como fazer o plantio
Como fazer sombra na entrada de casa

EDUARDO LANG -
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda: as cidades devem ter no mínimo 12 m2 de verde por habitante. São Paulo está bem aquém disso: 4,6 m2 de verde por cidadão. Aproveite para melhorar esse índice, em prol da comunidade e em seu favor também, investindo em uma frondosa árvore na porta de casa. Em São Paulo, a prefeitura fornece gratuitamente a muda e dá assessoria para o morador sobre a planta mais adequada ao local onde será plantada. Esse apoio foi oficializado pela lei municipal 12196/ 96, que instituiu uma campanha permanente de incentivo à urbanização. O interessado deve se dirigir ao Viveiro Manequinho Lopes, localizado dentro do parque Ibirapuera, munido de RG e comprovante de residência. Lá ele preenche um formulário, declarando o lugar onde a árvore será plantada, a largura da calçada e se há fiação ou encanamento no subsolo, entre outros detalhes sobre o local.

Compromisso
Analisando os dados, os técnicos do departamento escolhem uma das seis espécies disponíveis (as fotos nesta página são de flores de espécies de pequeno porte que podem ser plantadas em calçadas). O cidadão também se compromete, por meio de um termo de responsabilidade, a cuidar da muda.
Para quem mora distante do parque Ibirapuera, a alternativa mais prática são as administrações regionais, que também oferecem esse serviço. Os interessados devem ligar para a administração do seu bairro e perguntar se há mudas em estoque. Na Regional de Santo Amaro, por exemplo, o tempo de espera costuma ser de 20 a 30 dias, informa Denise Silva, 46, chefe da unidade de parques e jardins do órgão.
Em Pinheiros, o plantio só é realizado quando há pessoal disponível, o que é raro, segundo o administrador regional Marcos Roberto dos Santos.
A terceira opção é colocar a mão na massa com a ajuda ou não de um jardineiro. Só não dá para sair por aí plantando qualquer muda.
Um belo exemplar de ficus na calçada, por exemplo, é altamente desaconselhável (leia texto na página ao lado).
Toda e qualquer tipo de informação sobre o plantio, a manutenção e a poda de árvores na cidade são encontradas no "Guia de Arborização Urbana", lançado em conjunto pela Eletropaulo e pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.


SERVIÇO Viveiro Manequinho Lopes: parque Ibirapuera, portão 7A, tel. 0/xx/ 11/3887-7723
"Guia de Arborização Urbana" (R$ 24,66, tel. 0800-123110)
Administrações Regionais: tel. 0/xx/ 11/3061-0096






Texto Anterior: Ciência dá aval à canja
Próximo Texto: Como plantar sua árvore
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.