São Paulo, quinta-feira, 02 de novembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

boquiaberto
Chefs reinventam a macarronada

Entrada, prato principal e sobremesa. O macarrão pode estar presente em todas as etapas de uma refeição, fazendo bonito no almoço ou no jantar sem se tornar repetitivo. Essa versatilidade é demonstrada no recém-lançado "Macarrão Gourmet Fashion - Receitas dos Grandes Chefs" (Editora Record, tels. 0/xx/21/585-2000 e 0/xx/11/286-0802, www.record.com.br, 170 págs., R$ 18).
Indo além dos molhos tradicionais, as 61 receitas desse livro combinam vários tipos de massa com ingredientes como ostra, gelatina em pó, capim-santo, iogurte, banana-da-terra, fígado de pato e geléia. O leitor encontra desde parafuso ao ragu brasileiro a lasanha de fruta-do-conde com "sorbet" de maracujá e macarrão de letrinhas com frutas vermelhas.
Até a autoria do livro é diversificada. Os pratos levam a assinatura de 35 chefs brasileiros ou radicados no país, entre eles o conceituado Charlô Whately (São Paulo), Celso Freire, eleito chef do ano pelo "Guia Quatro Rodas" (Belo Horizonte) e o especialista em cozinha tropical Edilson de Araújo, do Beach Park Suites Resort (Fortaleza). Todas as receitas foram criadas especialmente para o evento que comemora o Dia do Macarrão (25 de outubro), promovido há três anos pela Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias.
O livro não sacia apenas o apetite. Para os gulosos de informação, há uma breve história do macarrão, que, entre outras curiosidades, conta que a pasta foi levada da Ásia para a Itália pelos ostrogodos em 400 d.C., e não por Marco Polo no século 13 como se diz.


Texto Anterior: Alecrim: Goiabada cascão na "casserole"
Próximo Texto: Peça rara: Goiabeira relaxa, fibra hindu de coco limpa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.