São Paulo, quinta-feira, 03 de maio de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Com cachaça na receita, fritura fica mais crocante

Cachaça na cozinha não é necessariamente sinônimo de caipirinha. Adicionada a massas, a bebida ajuda a deixar pastéis, bolinhos, pizzas, pães etc. mais crocantes.
De acordo com o chef Paulo Barros, do restaurante italiano Due Cuochi, em São Paulo, o segredo na hora de aplicar a dica é nunca adicionar mais cachaça do que água durante a preparação do alimento: isso deixaria o gosto da bebida muito acentuado na comida.
Assim, se a receita pedir 1 l de água, é possível adaptá-la e usar 700 ml de água e 300 ml de cachaça, por exemplo. A proporção depende do gosto de cada um.
Ainda segundo o chef, é possível conseguir o mesmo efeito com outras bebidas, desde que elas tenham um teor alcoólico alto. O da cachaça varia de 38º GL a 54º GL, de acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Mas o uso culinário da aguardente não é restrito às massas. No livro "Segredos de Chefs -As Melhores Técnicas dos Mestres da Gastronomia Atual" (ed. Publifolha), o chef Sergio Arno sugere dar um sabor especial ao caldo de feijão acrescentando uma colher (sopa) de cachaça para cada copo de caldo.
Outra dica é adicionar a bebida ao fondue de queijo, para deixar o prato mais picante. Para isso, basta misturar uma dose de cachaça à massa do fondue enquanto ela derrete.


Texto Anterior: Na prateleira: Kopenhagen lança linha de chocolate ao leite light
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.