São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumenta índice de alguns tipos de cancêr em adultos jovens

DA REPORTAGEM LOCAL

As informações disponíveis no Brasil não permitem saber se, nacionalmente, o índice de câncer em jovens adultos tem sofrido alterações. Dados internacionais, porém, apontam para o aumento de alguns tipos de câncer nessa faixa etária.
Segundo o oncologista Silvio Bromberg, do Hospital Israelita Albert Einstein, o câncer de mama é um dos que têm acometido cada vez mais mulheres jovens -apesar de o pico do número de casos ainda estar entre 45 e 50 anos.
Dados da Oncocentro também mostram que o câncer de mama é o segundo mais freqüente entre os 19 e os 39 anos, com 3.554 casos de 2000 a 2007. Em primeiro lugar está o câncer de colo do útero, com 5.071 mulheres diagnosticadas no mesmo período.
O aumento desse tipo de tumor está diretamente ligado a aspectos ambientais, afirmam especialistas, pois é causado pelo HPV (papilomavírus humano), vírus sexualmente transmissível que pode gerar alterações no útero. Como essas alterações demoram, em média, de 15 a 20 anos para gerar câncer, a doença costuma ocorrer em mulheres de 35 a 45 anos. "Hoje, vemos mulheres mais jovens desenvolverem a doença por terem iniciado a vida sexual precocemente", diz José Getúlio Martins Segalla, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.
Segundo Ricardo Antunes, vice-presidente da SBC (Sociedade Brasileira de Cancerologia), também tem sido observado um aumento do câncer de tiróide. Mas, nesse caso, uma das hipóteses para a maior incidência em adultos jovens é o avanço no diagnóstico.
"O que me preocupa é simplesmente dizer que as pessoas estão tendo câncer mais cedo, porque pode não ser verdade. O que tem ocorrido é mais diagnóstico e mais acesso aos sistemas de saúde", argumenta a especialista em epidemiologia Marceli Santos, do Inca (Instituto Nacional de Câncer).
Para Antunes, essa pode ser a explicação para o aumento nos índices de câncer de tiróide, por exemplo. "Vários especialistas têm solicitado exames da tiróide, e os aparelhos estão cada vez mais sofisticados."
Mas também há a suspeita de que a incidência de alguns tipos de câncer esteja realmente aumentando entre os jovens e que isso tenha a ver com fatores genéticos e ambientais, como alimentação e sedentarismo. "A maioria dos tumores depende de fatores ambientais para se desenvolverem, e a civilização industrializada aumenta as condições para o desenvolvimento dos cânceres", afirma Segalla. (AL e JS)


Texto Anterior: Na internet
Próximo Texto: Questões de idade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.