São Paulo, quinta-feira, 03 de dezembro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atividade física intensa reduz risco de derrame

Homens que praticam exercícios de média e alta intensidades, como tênis, natação ou corrida, têm um risco 63% menor de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) do que aqueles que praticam somente exercícios leves, como caminhada ou golfe. A conclusão é de um estudo feito pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos, e publicado no periódico "Neurology". O mesmo benefício não foi observado em mulheres.
Para chegar ao resultado, os autores do trabalho acompanharam 3.298 pessoas com idade média de 69 anos durante nove anos.
Segundo os pesquisadores, uma grande parcela dos participantes do estudo, no entanto, era sedentária. Para eles, é preciso identificar meios de estimular a atividade física nessa faixa etária. O AVC, ou derrame, é a maior causa de incapacidade e morte no Brasil e a primeira de invalidez.

ACIDENTE VASCULAR
Exercícios vigorosos, como tênis ou corrida, protegem cérebro dos homens


Texto Anterior: Poucas e Boas
Próximo Texto: Rosely Sayão: Intolerância e exclusão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.