São Paulo, terça-feira, 04 de janeiro de 2011
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Maquiagem datada

Blush, batom, sombra e cremes têm vida curta; antes que a validade dos seus expire, veja como conservar melhor o seu acervo

JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mais da metade dos adultos ingleses usa cosméticos todo dia. Desses, 15% não sabem que eles têm data de validade e 66% admitem que conhecem os prazos, mas usam os produtos mesmo que estejam vencidos.
Os dados foram levantados pela Opinium Research -uma das maiores empresas de pesquisa da Inglaterra.
No Brasil, a reportagem entrevistou 50 consumidoras assíduas de maquiagem. Dessas, 30 admitem que usam produtos vencidos.
As principais justificativas são o preço dos cosméticos e a sensação de "desperdício" ao jogar fora um produto que ainda não acabou.
"Quando a validade expira, há mais chance de crescimento de fungos e bactérias", diz a dermatologista Denise Steiner, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O uso de produtos contaminados também agrava quadros de acne e pode causar inflamação em pequenas feridas e lesões.

CONSERVAÇÃO
A validade da maquiagem varia de acordo com as condições de armazenamento.
A data indicada na embalagem costuma ser o "prazo mínimo", o período em que o fabricante garante que o produto pode ser usado.
Depois disso, cabe ao consumidor avaliar os riscos. "Quando o produto está com a cor modificada, fica separado em duas fases, com odor diferente ou causa irritação, deve ser jogado fora imediatamente", diz Steiner.
O corretivo exige atenção especial. Por ser usado para esconder espinhas, ele fica contaminado por bactérias, que voltam para o rosto cada vez que o produto é usado.
Outros reis da troca de bactérias são maquiadores profissionais que não lavam seus pincéis com frequência.
A dermatologista lembra que, há poucos anos, as manicures usavam o mesmo alicate para todas as clientes, sem descontaminá-lo, e todo mundo achava isso normal.
"Um dia ainda vamos considerar uma falta de higiene essa história de usar o mesmo rímel que um desconhecido", afirma Steiner.

ONDE DEIXAR
A melhor forma de guardar maquiagem é em caixas transparentes, em lugar seco, fresco e escuro.
Uma penteadeira com gavetas no quarto ou o armário são as melhores escolhas.
O banheiro é o pior lugar para guardar cosméticos. O calor, o vapor e a pouca ventilação ajudam na proliferação de bactérias e alteram a composição do cosmético.
A consistência do produto também influencia a validade. Segundo a médica Renata Velloso, quanto mais seco, mais resistente.
Assim, a sombra em pó dura mais que a cremosa, que dura mais que a líquida. O mesmo vale para base, corretivo, delineador e blush.
O rímel tem vida ainda mais curta. A embalagem escura e a consistência líquida são ideais para as bactérias.
Para aumentar sua duração, evite ficar "bombando" o pincel dentro do tubo. Isso leva ar para dentro do frasco e facilita ainda mais a vida dos micro-organismos.
Outra solução é improvisar. Muitas vezes, a maior diferença entre um rímel caro e outro de marca boa, só que mais barato, é o pincel.
"Se a sua máscara chiquérrima estragar e o dinheiro estiver curto, deixe o pincel de molho em água quente com xampu neutro e lave bem. É só usar esse pincel para aplicar uma máscara mais em conta", sugere Velloso.


Texto Anterior: Roda e avisa: Produtos, serviços e ideias para o corpo e o espírito
Próximo Texto: Quanto dura cada produto
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.