São Paulo, quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PEQUISAS

Exercícios reduzem risco de depressão em câncer Mulheres com câncer de mama que se exercitam regularmente têm menos risco de sofrer de depressão. Esse é a conclusão de um estudo realizado na Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos. Os autores entrevistaram 1.399 mulheres seis meses após o diagnóstico e novamente depois de 18 meses.
Os pesquisadores constataram que mulheres que se exercitavam durante pelo menos duas horas por semana tinham 42% menos risco de sofrer da doença. O benefício observado foi relacionado a todos os tipos de atividade física.
Outra conclusão do estudo é que o consumo regular de chá, especialmente o chá verde, também teve uma associação com menor risco de depressão. O artigo foi publicado no "Journal of Clinical Oncology".
Conselho em excesso prejudica relacionamento

Atitudes interpretadas como apoio excessivo podem prejudicar a relação, dizem pesquisadores da Universidade de Iowa, nos EUA, que acompanharam 103 casais durante os cinco primeiros anos de casamento. Eles notaram que o excesso de conselhos, por exemplo, é algo negativo. Por outro lado, expressar confiança ou encorajar o parceiro é benéfico.

Doença renal afeta qualidade de vida infantil

Doenças crônicas nos rins leves ou moderadas -e não apenas as graves- têm impacto na qualidade de vida de crianças, mostra uma pesquisa do Johns Hopkins Children's Center. Segundo os autores, essa crianças têm prejuízos físicos, emocionais, intelectuais e sociais e, portanto, precisam de apoio em todos os aspectos.


Texto Anterior: Compare
Próximo Texto: Prateleira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.