São Paulo, quinta-feira, 04 de julho de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Dúvidas sobre natação
"Tenho 18 anos e quero começar a praticar um esporte. Interesso-me muito por natação. Gostaria de saber quantas vezes por semana devo nadar e que qualidades devo procurar em uma escola de natação."
Liliane Alves da Silva, via e-mail

A natação é uma ótima atividade física, sendo recomendada até mesmo quando há contra-indicação para a prática de exercícios, como em casos de problemas de coluna e de joelho. "A natação movimenta diversos grupos musculares e gera uma excelente oxigenação dos vários tecidos corporais", afirma Marcelo Baboghluian, especializado em medicina do esporte. O primeiro aspecto a ser observado para escolher a escola são as instalações -se estão bem conservadas e, principalmente, limpas. Segundo Baboghluian, é importante observar ainda se a escola mantém, em local visível, análises da água da piscina emitidas por órgão oficial e se os professores são qualificados.

Hormônio e alimentação
"Tenho um nível de testosterona muito alto. Gostaria de saber se isso pode ser influenciado pela alimentação e qual é o melhor tratamento para diminuir o nível desse hormônio. Tenho muitos pêlos e já fiz depilação com laser, mas não adiantou."
Juliana Ramos, São Paulo, SP

A alimentação não explica um aumento da taxa de testosterona, que pode ser causada por várias doenças. Uma delas é a síndrome de ovários policísticos. "Pelo relato, trata-se de um caso de hirsutismo: o crescimento excessivo de pêlos em mulheres causado por andrógenos, que são hormônios produzidos pelos ovários e/ou pelas adrenais", diz Rogério Gondo, endocrinologista do hospital São Luiz (SP). O hirsutismo é frequentemente associado a um quadro de ovários policísticos. Mas, para fazer o diagnóstico preciso e definir o melhor tratamento, é necessário avaliar outros sintomas, como amenorréia (falta da menstruação) e obesidade, explica Gondo. "Uma restrição de alimentos calóricos com o objetivo de reduzir o peso pode auxiliar na reversão do hirsutismo em casos de ovários policísticos associados à obesidade."

Bebidas geladas
"Se eu estiver gripado, resfriado ou com sinusite, é aconselhável abolir bebidas geladas? Sauna e banhos frios de chuveiro ou de imersão interferem na cura dessas moléstias?"
Luiz Carlos Gomes de Lima, Jundiaí, SP

No outono e no inverno, a quantidade de vírus no ar aumenta, e a exposição ao frio e, principalmente, a variação de temperatura agravam o risco de inflamações das vias aéreas, explica a otorrinolaringologista Elza Maria Lemos, da Beneficência Portuguesa (SP). Como as bebidas geladas, a sauna, a piscina aquecida e o banho gelado também alteram a temperatura do corpo, é melhor evitá-los em caso de gripe, resfriado e sinusite.



Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Caminhadas filosóficas nas matas de São Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.