São Paulo, quinta-feira, 04 de setembro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produzido por abelhas

Trocar o açúcar por mel acrescenta sabor e textura aos alimentos, mas não traz vantagens nutricionais -o valor calórico é semelhante ao da sacarose (4 kcal por ml). "É feito basicamente de açúcares e água, com teor de proteína e minerais insignificante", diz Osmar Malaspina, biólogo responsável pelo Laboratório de Controle de Qualidade de Produtos Apícolas da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro.
Crianças com menos de um ano não devem consumir o produto. Há duas semanas, a Anvisa divulgou uma orientação para que se evite dar mel a bebês nessa faixa etária, pelo risco de botulismo, que pode causar letargia, constipação intestinal e morte súbita, se não tratado.
Fábio Ancora Lopez, pediatra e nutrólogo da Unifesp, não vê benefícios do ponto de vista nutricional na troca do açúcar pelo mel. E diz que, a partir dos sete ou oito meses, é possível introduzir o conceito de sobremesa aos bebês. O ideal é usar frutas, mas podem ser oferecidas pequenas porções de doces.


Texto Anterior: Mais doce
Próximo Texto: Inspire Respire Transpire: Piscina com história
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.