UOL


São Paulo, quinta-feira, 04 de dezembro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

France Presse


Ânimo na piscina

Água quente demais (acima de 27 C) na piscina amolece qualquer humano, pois relaxa a musculatura. No caso do atleta, ele até pode ter a performance prejudicada. É que o coração, além de enviar sangue para os músculos, é recrutado para promover mais sangue para a pele na luta contra o calor, provocando cansaço, diz o fisiologista Turíbio Leite de Barros, da Unifesp.

Malavolta Jr./Folha Imagem


Abacaxi em dose dupla

Os ácidos do abacaxi são capazes, à distância, de aumentar a salivação dos mais sensíveis. Só de ver a fruta, eles já começam a salivar e ter uma sensação ruim. "Trata-se de um reflexo condicionado, em que a lembrança de uma determinada sensação leva a um efeito fisiológico. No caso, a glândula parótida libera secreção salivar", diz a nutricionista Tânia Rodrigues.

Sergio Perez/Reuters


Pernocas privilegiadas

No quesito varizes, os homens são privilegiados: para cada duas ou três mulheres, só há um macho com o problema. Graças à testosterona, que tem o poder de garantir o tônus da parede dos vasos. "Nas mulheres, o estrógeno e a progesterona enfraquecem e relaxam a parede das veias, tornando-as mais frágeis", diz o cirurgião vascular Valter Castelli, da Santa Casa.


Texto Anterior: Modos: Quando a música se faz necessária?
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.