São Paulo, quinta-feira, 05 de abril de 2007
Próximo Texto | Índice

Saúde

Especialistas comentam 20 itens tidos como emagrecedores e afirmam que a maioria não passa de mito; reeducação alimentar e atividade física são o caminho mais eficaz e duradouro

Falsas promessas

TATIANA DINIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Emagrecer. Em tempos de culto ao físico, o sonho despertado em grande parte da população tornou-se exigência cada vez mais pesada. De carona na guerra pelo corpo perfeito, cosméticos, cirurgias, remédios e uma infinidade de dietas são lançados a cada minuto, a fim de fisgar o consumidor obcecado em afinar a silhueta. Efeito sanfona (emagrecer, engordar, voltar a emagrecer e daí por diante), frustração, baixa auto-estima, distúrbios de imagem e problemas de saúde ocupam o outro lado da balança.
Livrar-se do sobrepeso é um objetivo correto e saudável, mas é preciso entender o que significa emagrecer de verdade. Trata-se de uma tarefa a ser cumprida a longo prazo. Requer mudança de hábitos, reeducação e aprendizado.
Emagrece quem aprende a se alimentar de maneira adequada às suas necessidades, ingerindo a quantidade calórica necessária ao seu corpo e às suas atividades diárias; quem abandona definitivamente o sedentarismo e passa a mexer o corpo para que ele funcione melhor; quem atinge o peso ideal para sua estrutura corpórea e consegue se manter nele sem causar danos à própria saúde.
Emagrecer de maneira saudável e sustentável não é se livrar da gordura localizada, entrar na calça jeans e depois voltar a ganhar todos os quilos que perdeu. É construir lentamente uma relação mais saudável com o corpo e o que se come.
Nenhuma fórmula milagrosa desencadeia um processo sustentável de emagrecimento, e muitas das receitas difundidas como emagrecedoras não passam de paliativos.
A Folha ouviu especialistas em nutrição e em endocrinologia para desmistificar 20 itens que são difundidos como atalhos para emagrecer. Será que funcionam? Leia e descubra.


Próximo Texto: Isso emagrece?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.