São Paulo, quinta-feira, 05 de abril de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Correio

"Gostei muito da reportagem sobre hormônios (ed. 29/3). Os profissionais foram claros, e a reportagem ficou muito bacana. Os hormônios femininos interferem muito no humor das mulheres, por isso é importante o esclarecimento para elas e para nós, homens. Como marido e pai, tento me esclarecer."

FRANCISCO REZENDE (Barueri, SP)

"Sou mãe de um adolescente de 15 anos que teve diagnóstico de puberdade precoce. A reportagem trata do desenvolvimento das meninas, mas há um parágrafo que me deixou assustada, pois diz que "em garotos, a causa mais comum de puberdade precoce é tumor cerebral". Gostaria que explicassem o que isso quer dizer."

PATRÍCIA GRIJÓ (Santos, SP)

RESPOSTA DA REDAÇÃO: Em meninos, são raros os casos em que a puberdade precoce não está associada a uma doença, afirma a endocrinologista Ana Cláudia Latrônico. A origem mais freqüente do problema é um tumor benigno, congênito, localizado no sistema nervoso central, que pode ser identificado por meio de ressonância magnética. Lesões de origem inflamatória ou infecciosa na região também podem levar ao desenvolvimento puberal precoce. Outras causas são tumores no testículo ou na glândula supra-renal. Em alguns casos, é preciso fazer uma intervenção cirúrgica. Por isso, afirma Latrônico, "é importante que meninos com puberdade precoce tenham uma avaliação médica muito criteriosa".

"Sou pai de uma adolescente de 12 anos que teve sua menarca por volta dos 10 anos de idade. Foi fácil relacionar a matéria com meu caso, pois estou separado dela desde que tinha 6 meses de idade. Apesar de sempre visitá-la, reconheço o estresse gerado pela situação, e a reportagem é importante para o conhecimento e o relacionamento com ela."


FERNANDO MOURA

"A coluna de Suzana Herculano-Houzel tem se destacado pela contextualização da neurociência no nosso dia-a-dia, o que torna a leitura muito prazerosa. Profissionais da área criam a imagem de que a temática seria inacessível ao público em geral e os professores de ciência reforçam essa idéia porque não conseguem extrapolar a teoria."


SIMONE MACHADO

Texto Anterior: Outras idéias - Michael Kepp: Pousadas sem repouso
Próximo Texto: Ingrediente: Cordeiro tem carne rosada e pouco gordurosa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.