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Creche demais influi no comportamento infantil
Resultados parciais
de um dos maiores
e mais longos estudos já realizados
com crianças norte-americanas em idade escolar apontou que pré-escolares que
freqüentam creches ou berçários por um ano ou mais
tempo têm maior probabilidade de assumir comportamento "perturbador" em sala de aula. E mais: esse efeito
pode persistir até a sexta série do ensino fundamental.
Apesar de evidente, a manifestação da caraterística
também se revelou fortemente determinada pelo tipo de educação que a criança
recebe dos pais e pela herança genética. E oscilou ainda
de acordo com a qualidade
do berçário.
A boa notícia é que crianças que freqüentam berçários de boa qualidade apresentam vocabulário mais desenvolvido quando chegam à
idade escolar.
O Estudo sobre a Primeira
Infância e o Desenvolvimento Jovem acompanhou mais
de 1.300 crianças em diferentes situações, incluindo
as que eram cuidadas pelos
pais, as que ficavam em casa
com babá ou parente e as que
freqüentavam creches.
Quando as crianças ingressavam na escola, eram monitoradas ações como interromper as aulas e zombar dos
amigos. Os resultados devem
reacender o debate surgido
na década de 80, quando
cientistas sociais questionaram se o melhor para mães
de crianças pequenas não seria ficar em casa.
DETERMINANTES
A qualidade da creche, a faixa de
renda e a educação familiar também
influenciaram
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