São Paulo, quinta-feira, 05 de setembro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Repita comigo, 33
Não é brincadeira nem numerologia: falar 33 ajuda mesmo a avaliar problemas respiratórios -e tem de ser esse número. Pronunciá-lo desencadeia uma vibração na laringe e na traquéia que pode ser captada pelo estetoscópio. "Se o paciente está com pneumonia ou obstrução brônquica, essa vibração é diferente", diz o clínico-geral Jacob Faintuch, do HC.

Desmaio justificado
Desmaiar ao ver uma cobra ou alguém sangrando, por exemplo, não é puro fricote. Situações muito amedrontadoras ou estressantes provocam o chamado reflexo vagal, uma reação do sistema nervoso autônomo. Esse reflexo, por sua vez, pode causar uma queda abrupta de pressão arterial e, consequentemente, o desmaio, explica o neurologista Paulo Caramelli.

Barrigão do perigo
O ganho de peso pode ocorrer de duas formas. Na conhecida como maçã, a gordura é generalizada, e o corpo todo fica mais arredondado. Na chamada pêra, o aumento da gordura intra-abdominal é mais acentuado, e a barriga fica mais saliente. "Obesos com formato pêra têm maior predisposição para problemas cardíacos", diz o endocrinologista Fadlo Fraige Filho.


Texto Anterior: Modos: Qual o seu maior defeito?
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.