São Paulo, quinta-feira, 05 de outubro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Cãibra para todo lado

Você pode ter cãibra em qualquer parte do corpo, até no abdômen. Esse tipo de contração dolorosa pode atingir qualquer músculo que seja submetido a um esforço acima de sua capacidade habitual, diz o professor Antônio Carlos Silva, da Unifesp. Além disso, alguns remédios, como os diuréticos, também podem causar cãibras até quando a pessoa está dormindo.

Enzimas amaciantes

Dá para deixar carnes menos nobres macias como filé mignon. O segredo está nas enzimas proteolíticas do suco do abacaxi ou do líquido branco obtido ao se "riscar" a casca do mamão. Mas Roberto Roça, do Laboratório de Tecnologia dos Produtos de Origem Animal da Unesp, alerta: "Em excesso, essas enzimas podem deixar a carne com sabor amargo e textura anormal".

Sono imobilizador

Não estranhe se você se sentir como uma estátua ao acordar e não conseguir se mexer. A paralisia do sono é normal e decorre do relaxamento muscular atingido no estágio de sono REM ("rapid eyes movement"). "A pessoa fica fisiologicamente paralisada, experimentando uma sensação de medo", explica o neurologista Fábio Alóe, do Hospital das Clínicas (SP).



Texto Anterior: Poucas e boas: Babaçu para tratamento de lesões gástricas
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.