São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Mãos suadas
"Meu namorado sua demais nas mãos, e isso me incomoda um pouco. Gostaria de saber se há meios de tratar desse problema em definitivo ou se há macetes que ele pode adotar para suar menos nas mãos."
Juliana Seba, 24 Brasília, DF

Pode ficar tranquila porque dá para diminuir e, em alguns casos, até mesmo resolver o problema. O suor excessivo nas mãos é causado por estímulos nervosos sobre as glândulas sudoríparas. "Podemos bloquear esse estímulo por meio da aplicação de toxina botulínica (material atualmente utilizado para o tratamento de rugas)", afirma a dermatologista Eliane Sênos, do Hospital Samaritano, no Rio. Outra técnica possível utiliza um aparelho que funciona com corrente elétrica e diminui esse estímulo. "Ambos os procedimentos deverão ser realizados no consultório de um dermatologista", adverte Sênos.

Diabetes
"Sou diabética e tomo insulina há dez anos. Tenho visto reportagens contraditórias sobre a eficiência da batata japonesa (yacón). Recomendei a amigos diabéticos, e os resultados foram díspares: para alguns, a raiz reduziu a taxa de açúcar no sangue. Em outros, aumentou. Afinal qual o efeito?"
Almira Amélia da Silva, São Paulo, SP

Não existe na literatura médica trabalhos que comprovem haver benefícios a longo prazo quando se utiliza essa raiz no tratamento da diabetes, diz o endocrinologista carioca João Régis Carneiro, do Hospital Samaritano. O diabetes melito é uma doença crônica que ainda não tem cura. Embora existam muitas alternativas terapêuticas, não é possível alcançar o controle da glicemia sem a adoção de hábitos alimentares adequados e a prática regular de atividade física. Só assim você conseguirá reduzir a sua dosagem de insulina.

Insônia pós-jantar
"Tenho 37 anos e, de uns tempos para cá, tenho tido dificuldade de dormir sempre que como alguma coisa à noite, mesmo que não seja uma refeição pesada. Por que isso está acontecendo?"
Ana Lima, Curitiba, PR

A falta de sono pode estar relacionada com o estresse. Evite café, chá preto e mate. Preparações gordurosas também devem ficar de fora porque demoram a ser digeridas. "Alimentos ricos em triptofano, aminoácido responsável pela formação da serotonina no cérebro, que induz o sono, são uma boa opção. Tente incluir pelo menos dois no jantar: carne de siri, manga, caqui, batata doce, broto de feijão, castanha, banana, inhame, gelatina, feijão verde ou azuki, arroz integral ou branco, abóbora, palmito, lula, peixes e leite. Também inclua maracujá e alface, que são relaxantes", diz a nutricionista Tânia Rodrigues, da RG Nutri Consultoria.



Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Poucas e boas: Novas técnicas para engravidar após os 40
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.