São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

drible a neura

Para quem "come" números, e não comida

ROSELY SAYÃO
COLUNISTA DA FOLHA

Ai, que saudades do tempo em que se ia ao supermercado ou ao restaurante e os únicos números que preocupavam eram os da conta. Hoje em dia não é mais só o preço do que se consome que importa, pois uma outra aritmética já faz parte do dia-a-dia de muita gente: a contagem das calorias. Em tempos de cuidados com a saúde e com o peso, por conta dos riscos que a obesidade traz e, principalmente, da ditadura da estética do corpo magro e malhado, contar as calorias do que se ingere virou mania. Ou melhor, neura pura, em muitos casos.
Mas será que não é mais possível comer sem ter que fazer contas, e fazer supermercado sem ter que ler a quantidade de calorias contidas nos alimentos? Que Dionísio, o deus dos prazeres sem medida da boca, nos salve!
Os médicos que me perdoem, mas essa lista imensa que aponta o valor calórico de cada alimento virou catecismo com uma boa dose de ajuda deles. E, como todo mundo adora uma receitinha básica de auto-ajuda que prometa ajudar a resolver seus problemas, a coisa pegou. E pegou pesado.
Há pouco tempo muita gente nem sabia o que era caloria! Eliana Asche, professora universitária, é uma dessas pessoas. Até os 46 anos era magra e, quando comia, era por puro prazer. Claro que, intuitivamente, como muitos, ela balanceava a alimentação, mas o que importava mesmo, depois de atender a fome, era o prazer de comer. O problema é que, com vida sedentária de quem tem atividade intelectual, aumentou de peso e procurou uma médica para se orientar. Pois saiu do consultório com a famigerada lista de calorias e com a orientação de fazer dieta restringindo calorias. Emagreceu? Nem pensar. Agora ela, quando come, ainda por prazer, sabe exatamente quantas calorias está ingerindo, e o resultado é uma culpa só.
A médica garantiu que logo ela iria aprender a ingerir apenas as calorias necessárias para manter o peso e iria se esquecer da lista. Qual o quê! Hoje, quando aprende uma receita nova ou conhece um novo produto alimentar, vai logo calculando as calorias. Neura mesmo.


Texto Anterior: Orelhão toma banho semanal com xampu
Próximo Texto: Matemática saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.