São Paulo, quinta-feira, 06 de dezembro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dia-a-dia - Em casa

Árvore-de-natal precisa de cuidados para sobreviver às festas de fim de ano

Fitas, bolas, sinos, luzinhas piscando alternadamente e uma estrela dourada no topo. Os galhos da tuia áurea -principal candidata a árvore-de-natal nas lojas de paisagismo- até que agüentam bem essa overdose de enfeites. Mas não se esqueça: assim como qualquer planta, ela também precisa receber luz e água para conseguir sobreviver.
O indicado é deixá-la num local com bastante claridade, como na varanda ou perto de uma janela. Se ela puder receber sol diretamente durante parte do dia, será ainda melhor, afirma Maurício Bueno dos Santos, da Maurício Bueno Plantas Ornamentais, de São Paulo. Além disso, diz, a terra do vaso deve ser mantida úmida -regar a planta uma vez por dia é suficiente.
Também é importante se assegurar de que o vaso em que a planta está instalada é adequado para o tamanho dela. Uma árvore de 1,2 m precisa de um vaso com pelo menos 35 cm de profundidade, por exemplo, diz Bueno. "Se ela ficar num lugar escuro, não receber água ou estiver plantada num vaso muito pequeno, morrerá em cerca de um mês", avisa.
Entretanto, com os cuidados adequados, a tuia pode sobreviver em vaso por até um ano. Se for plantada no jardim ou no quintal, esse prazo aumenta: ela pode alcançar de 9 a 12 metros de altura e acompanhar a passagem de muitos natais.


Texto Anterior: Neurociência - Suzana Herculano-Houzel:
Próximo Texto: Compare
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.