São Paulo, quinta-feira, 06 de dezembro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Gosto por vegetais pode ser transmitido pelo leite materno

Os alimentos que entram nas refeições da mãe no período em que ela está amamentando seu bebê podem fazer com que a criança adquira mais facilmente o gosto por certas comidas, como frutas e verduras, segundo uma nova pesquisa.
Realizada por uma equipe do Monell Chemical Senses Center, da Filadélfia (EUA), a pesquisa envolveu 45 bebês de quatro a oito meses de vida, 20 dos quais recebiam aleitamento materno, distribuídos aleatoriamente em dois grupos. Um dos grupos foi alimentado com ervilhas por oito dias; o outro recebeu ervilhas e pêssegos durante o mesmo período.
Os pesquisadores observaram que os bebês amamentados no peito aceitavam e comiam mais pêssegos do que os que mamavam na mamadeira. Questionários sobre a alimentação das mães mostraram que, entre as lactantes, a fruta era consumida regularmente. Isso, afirmam os responsáveis pela pesquisa, indica que a maior aceitação do pêssego entre os bebês pode ser atribuída à maior exposição ao sabor da fruta proporcionada pelo leite da mãe.
A pesquisa mostrou também que a baixa aceitação de um alimento -como aconteceu com a ervilha- pode ser revertida. Durante o estudo, as repetidas oportunidades que os bebês tiveram de entrar em contato com o sabor desse vegetal fizeram com que o índice de aceitação triplicasse ao final dos oito dias.

Caminhada pelas ruas da Mooca
A Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão celebrará seu 96º aniversário com uma caminhada pela Mooca, em São Paulo. O passeio ocorrerá às 10h, mas a concentração, com avaliação da pressão arterial e alongamento, terá início às 8h30, na rua Canimá, 25, Mooca. Os participantes receberão um kit com brindes e lanche. Informações pelo site www.saocristovao.com.br/passeio ou pelo tel.: 0/xx/11/6129-7218.

Sessão de atividades físicas na USP
A Gym Health oferecerá aulas de alongamento, caminhada e corrida para adultos e crianças nos próximos dias 8 e 15. As atividades começarão às 8h30, na praça da Oceanografia, na Cidade Universitária da USP, em São Paulo. Para participar, basta vestir uma blusa branca e fazer uma doação: no dia 8, é preciso levar um quilo de alimento não perecível e, no dia 15, um brinquedo. Informações: 0/xx/11/3232-1043 ou www.gymhealth.blogspot.com.

Aulas de capoeira para a terceira idade
Devido à alta procura, o Creci (Centro de Referência da Cidadania do Idoso, da Prefeitura de São Paulo) abriu mais uma turma de capoeira (foto). As aulas, gratuitas, ocorrem às segundas-feiras, das 11h às 12h30. Informações: 0/xx/3255-5302.

Evento aborda saúde vascular
A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV-SP) realiza, no próximo domingo, o Dia Vascular em São Paulo. Médicos darão informações sobre temas como varizes e doença arterial obstrutiva periférica, das 10h às 16h, em tendas localizadas nos parques Villa-Lobos (foto) e Água Branca, entre outros pontos da cidade. Estima-se que as varizes atinjam 15% da população adulta e que a doença arterial obstrutiva periférica acometa 20% dos idosos.

Mal de Parkinson afeta familiares
Pais, filhos e irmãos de pacientes com doença de Parkinson têm mais chance de desenvolver problemas como depressão e ansiedade, segundo um estudo realizado pela clínica norte-americana Mayo. O risco é ainda maior para familiares de pessoas diagnosticadas com Parkinson antes dos 75 anos. A doença causa tremores, rigidez muscular e perda do controle postural. Segundo os pesquisadores, essa vulnerabilidade familiar pode advir de fatores genéticos, ambientais ou de uma combinação de ambos.

Palestra sobre arte-terapia no Masp
As associações brasileira e paulista de arte-terapia promovem neste sábado (8/12), das 10h30 às 13h, um debate sobre arte e ciência com psicólogos, terapeutas, educadores e estudantes. O evento será realizado no pequeno auditório do Masp (Museu de Arte de São Paulo), localizado na av. Paulista, 1.578, São Paulo. Inscrições pelo tel.: 0/xx/11/3825-0706.

Palestras e oficinas sobre Alzheimer
A Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer) promove uma série de palestras e oficinas sobre a doença no próximo dia 12, no Sesc Santo André (rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar). O encontro ocorrerá das 13h às 20h, é gratuito e voltado para familiares e cuidadores de quem tem a doença, além de ser aberto aos próprios portadores (nível de leve a moderado). Inscrições: 0/xx/11/4336-9974

Dia do Fonoaudiólogo no Ibirapuera
A banda Música do Silêncio, que reúne jovens ouvintes e surdos, fará uma apresentação neste sábado (8/12), às 11h, no portão dez do parque Ibirapuera, em São Paulo. O show faz parte da celebração do Dia do Fonoaudiólogo, que incluirá caminhada e oficinas.

Cálcio pode indicar declínio cognitivo
De acordo com um estudo holandês, o aumento do nível de cálcio no sangue, já associado a algumas doenças como o câncer, também pode sinalizar um declínio mais rápido das funções cognitivas. A conclusão foi obtida por meio da análise dos dados de dois estudos anteriores, que acompanharam, por até 11 anos, mais de 8.000 pessoas com idade superior a 75 anos.


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Rosely Sayão: O teste da transferência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.