São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

fazendo arte com seu filho

>> O fato de não ser um ESPECIALISTA EM arte não impede que você incentive a criança nessa área. Aproveite para descobrir esse universo com ela

>> Ofereça variedade de materiais: tinta, sucata, papéis de várias cores e TAMANHOS

>> Quando a criança pequena (de 2 ou 3 anos) fizer um desenho, evite PERGUNTAR o que ela está representando (se é um gato, um cão etc.). Ela desenha mais pelo prazeR DO MOVIMENTO. A conversa sobre a obra deve partir do que ela propõe, e não de fora

>> Evite dizer o que é certo e errado. O universo da arte é o do faz-de-conta: o sol não precisa ser amarelo, por exemplo

>> Só dar FIGURAS PARA COLORIR não significa proporcionar educação artística. Trata-se de uma atividade LIMITADA em relação à exploração da capacidade criativa da criança

>> Além de incentivar a criança a colocar a mão na massa (pintar, atuar, tocar etc.), trabalhe a apreciação. Apresente-lhe as obras, os artistas e as técnicas

>> A arte deve fazer parte da vida da criança. Cerque-a de livros, de música, leve-a a mUSEUS, peças de teatro, concertos...
... mas escolha programas que tenham a ver com ela. Deixar uma criança muito INQUIETA por horas em um espaço em que ela não pode correr ou mexer em nada pode transformar a experiência em algo negativo. Há exposições e eventos que, mesmo sem serem infantis, são INTERESSANTES para crianças

>> O COMPUTADOR pode ser usado a favor da criatividade. Convide a crianca a usar programas que incentivem a capacidade criativa, como os que permitem desenhar livremente

>> CANTE para o seu filho, dance com ele, nine-o. Não se preocupe se você não for afinado: trabalhe a dimensão AFETIVA da música

>> Incentivar a criança a lidar com a arte na infância não significa que ela precise se tornar um ARTISTA no futuro. Não a PRESSIONE: a idéia, nessa faixa etária, é experimentar


Fontes: ANA MAE BARBOSA, professora do mestrado em design da Universidade Anhembi Morumbi; HERMELINO NEDER, compo-sitor e educador musical da St. Nicholas School e do Colégio Vera Cruz; LUCÍLIA FRANZINI, coordenadora da escola de artes Grão do Centro da Terra; MARIA CHRISTINA RIZZI, coordenadora do ateliê de arte para crianças do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes da USP; REJANE GALVÃO COUTINHO, professora do Instituto de Artes da Unesp


Texto Anterior: As idades da arte
Próximo Texto: Algumas opções
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.