São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM CASA

Cuidados simples preservam o ferro de passar e facilitam o trabalho

Se passar roupas não é das tarefas mais agradáveis, usar um ferro com problemas pode tornar o trabalho ainda mais difícil. Para evitar que o aparelho estrague, esqueça a palha de aço para tirar as sujeirinhas que grudam na base. "Isso danifica essa parte do ferro, que não deslizará bem", explica Adriana Bicudo, supervisora de projetos da linha de eletrodomésticos da Black & Decker.
A melhor forma de limpar a base é usar somente pano umedecido, se for revestida de material antiaderente, e acrescentar um pouco de detergente neutro para limpar a de alumínio. Se a quantidade de material grudado for excessiva, indica-se que o aparelho seja levado para a assistência técnica.
Passar roupas muito úmidas pode não ser, necessariamente, prejudicial ao aparelho, mas causa mau cheiro no tecido e amarela peças brancas. "E acaba forçando mais o produto, pois o usuário fatalmente vai ajustá-lo à potência máxima."
Comece com peças que exijam temperaturas mais baixas, como as de seda, acetato, lycra e poliamida, e aumente gradativamente, terminando com as de algodão e linho. "Isso evita que o tecido mais leve grude acidentalmente no ferro quente demais", diz Bicudo.
O ferro a vapor requer mais atenção: no reservatório, utilize água pura -misturar amaciante, por exemplo, pode obstruir os orifícios. E, depois do uso, retire completamente a água do reservatório, para que o aparelho não enferruje.


Texto Anterior: Algumas opções
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.