São Paulo, quinta-feira, 07 de outubro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doenças mais comuns

Catarata
Na forma de catarata senil -geralmente acomete pessoas acima dos 70 anos- , lenta e progressivamente, o cristalino (lente que compõe a objetiva do olho) perde a transparência, tornando-se opaco, dificultando a visão. Nesse caso, o processo é reversível com intervenção cirúrgica. Óculos de sol contra intensa luz solar é a prevenção, segundo evidências estatísticas.

Glaucoma
O sistema de drenagem do humor aquoso -subproduto do sangue que nutre estruturas do olho- fica obstruído. O líquido permanece represado, o que aumenta a pressão intra-ocular e provoca, gradativamente, a perda da visão. Apesar de ter tratamento, metade dos 900 mil brasileiros com glaucoma não sabe que sofre desse mal. Sem cura, a prevenção se dá medindo a pressão intra-ocular regularmente, pois o diagnóstico precoce amplia as chances de controle.

Degeneração macular relacionada à idade
Processo degenerativo da principal região da retina, a mácula, responsável pela acuidade visual central . Quando essa área se degenera, o paciente apresenta visão distorcida e embaçada. A doença costuma atingir quem tem mais de 50 anos, porém é mais freqüente a partir dos 75 anos. Fazem parte do grupo de risco pessoas com histórico familiar, com pele e olhos claros e tabagistas. Óculos de sol fazem parte da prevenção, assim como a ingestão de antioxidantes como as vitaminas C e E, os minerais zinco e selênio e os betacarotenóides. Praticar exercícios físicos também auxilia a combater os radicais livres.

Fonte: Ricardo Uras, professor e chefe da disciplina de oftalmologia da Unifesp


Texto Anterior: A visão dos brasileiros em perspectiva
Próximo Texto: Abra o olho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.