São Paulo, quinta-feira, 08 de janeiro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jardinagem é bom exercício físico para mais velhos

Cuidar das flores e plantas de casa faz bem não apenas para o jardim mas também para a saúde. Pesquisa feita pela Universidade do Estado do Kansas (EUA) sugere que a jardinagem pode ser benéfica como atividade física para pessoas com mais de 65 anos de idade.
De acordo com o estudo preliminar, se praticada por pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana -tempo recomendado pelos centros de prevenção e controle de doenças e pela Universidade de Medicina Esportiva dos EUA-, a atividade é equivalente ao exercício físico necessário para melhorar o condicionamento físico de idosos.
Por envolver movimentos que exigem força muscular, como cavar buracos e arrancar ervas daninhas, tomar conta de um jardim pode aumentar a densidade de minerais nos ossos, tornando-os mais resistentes.
Para os autores do estudo, do qual participaram 14 voluntários com idades entre 63 e 86 anos, a variedade de atividades implicadas na jardinagem é uma das razões que a tornam atraente.

IDOSOS
Cuidar de plantas por 30 minutos na maioria dos dias da semana equivale a fazer exercício físico


Texto Anterior: Poucas e Boas
Próximo Texto: Rosely Sayão: Ao aluno o que é do aluno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.