São Paulo, quinta-feira, 08 de fevereiro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Doença alérgica é subdiagnosticada

A sma, rinite e eczema são algumas das doenças alérgicas mais conhecidas. Ainda assim, elas têm sido subdiagnosticadas pelos médicos -é o que sugere uma pesquisa realizada no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, com 3.312 estudantes de escolas públicas na região oeste de São Paulo.
O estudo, que avaliou crianças com idade entre seis a sete anos, mostrou que a prevalência da asma entre as crianças era de 24,4% -mas só 5,7% haviam recebido diagnóstico médico da doença (5,7%). Rinite e eczema (processo inflamatório crônico da pele) também foram subdiagnosticados.
Ao todo, quase metade das crianças tinha algum tipo de doença alérgica.
Trata-se de um problema cada vez mais comum -estudos epidemiológicos sugerem que as doenças alérgicas atinjam até 30% da população. Entre as justificativas para esse crescimento, têm sido apontadas a poluição, as mudanças nos hábitos alimentares, a maior exposição a substâncias alergênicas e mesmo as melhores condições de higiene.
Segundo informações do HCor (Hospital do Coração), a incidência de asma induzida por exercícios também teve um aumento significativo nos últimos 20 anos, principalmente em atletas de elite.
O hospital implantou recentemente um novo teste que detecta o problema, voltado para atletas que sentem falta de ar e chiado no peito devido ao esforço físico.
SPAS RECEBEM SELO DE QUALIDADE
A ABC Spas (Associação Brasileira de Clínicas e Spas) criou um selo de qualidade para classificar esse tipo de estabelecimento. A proposta inclui, além da certificação, a separação dos spas por categorias como holístico, médico, nutricional, estético, termal, naturista etc. O selo, que tem validade de dois anos, é cedido depois de uma avaliação do conselho de acreditação da associação, que também realizará inspeções regulares nos locais. Inf.: www.abcspas.com.br

VOLUNTÁRIOS PARA ESTUDO SOBRE INSÔNIA
A Unifesp está recrutando voluntários para a segunda fase de uma pesquisa sobre tratamento da insônia sem utilização de remédios. O trabalho começará no próximo dia 22 e durará três meses. Serão formadas três turmas: às quintas-feiras (das 18h às 22h), às sextas-feiras (das 14h às 18h) e aos sábados (das 13h às 17h). Os voluntários, que devem ter mais de 18 anos e primeiro grau completo, aprenderão técnicas de relaxamento, respiração etc. Tel.: 0/xx/11/3721-0846

TRATAMENTOS GRATUITOS DE CÂNCER
Começam na próxima segunda-feira as inscrições para estudos sobre três tipos de câncer e duas pesquisas sobre linfoma folicular. O trabalho será feito pela Faculdade de Medicina do ABC e o tratamento, realizado em Santo André, é gratuito. O estudo sobre câncer de próstata vai comparar o tratamento convencional ao com um novo remédio. Os casos de câncer de mama receberão terapia hormonal em vez de quimioterapia, e os de câncer de intestino receberão quimioterapia associada a um remédio em investigação. Tel.: 0/xx/11/4468-1717


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Rosely Sayão: Os papéis da mulher
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.