São Paulo, terça-feira, 08 de fevereiro de 2011
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Criação em cativeiro (1/2)
Está certo que o método pedagógico asiático demonstrado na reportagemde capa é rígido demais. Por outro lado, algo deve ser pensado para se contrapor à ditadura juvenil que se instalou nas famílias e escolas. Disciplina é liberdade, não podemos esquecer.
MARCUS VINICIUS DE ANDRADE

Prefiro ser amiga dos meus filhos, embora saiba impor limites e cobrar resultados.
GIULIA MONTECHIARO

 

Pedidos precavidos...
Parabéns a Michael Kepp pelo artigo "Pedidos precavidos, recusas ríspidas". Essa distinção de abordagens entrepedirenegar está relacionadaauma outragrande diferença entre americanosebrasileiros:
a capacidade de decidir. Os brasileiros não se sentem confortáveis ao tomar decisões (estou, logicamente, generalizando). Somado a isso, o "pedir" está hierarquicamente abaixodo "negar".
O primeiro é missão mais simples.
Já o "negar" requer uma dose de decisão, implica consequências mais significativas.
CARLOS PARIZOTTO

 

Rosely Sayão
Penso que uma criança de um, dois e três anos não necessita de material escolar. Dar papel e lápis para uma criança de maternal é conduzi-la a uma cadeira e uma mesa,o que a impedirá de se mover, sendo o movimento corporal extremamente necessário nessa fase. Na minha opinião, a lista para maternal e jardim deveria ter muitos colchões de mola, escorregadores, balanços, redes, carriolas, baldinhos, pás e latas vazias. Deixem a criança brincar. Educação infantil não é ensino fundamental.
PILAR TETILLA MANZANO BORBA
(Atibaia, SP)


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