UOL


São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

País de delícias

Surubim defumado, acarajé em suflê, pirão de batata-da-terra, bagre no caldo e tabule de tambaqui. Esses pratos, cada um de uma região brasileira, são algumas das receitas que surpreendem o leitor em "Muito Prazer, Brasil - Variações Contemporâneas da Cozinha Regional Brasileira" (176 págs., R$ 89, ed. A&A Comunicação, tel. 0/ xx/11/3887-3792). Para elaborar o livro, que contém 60 receitas e é ilustrado com imagens que retratam a cultura brasileira, o chef francês Quentin Geenen de Saint Maur viajou por todo o país, colecionando sabores e aromas.

Travesseiro de salada

Rômulo Fialdini/Divulgação
Calorias: 654; carboidratos: 81,4 g; proteínas: 24,4 g; lipídeos: 25,7 g

Ingredientes (para quatro porções)
Para a salada: 2 xícaras de farinha de tapioca, 1 coração de escarola, 1 coração de alface, 1 cebola nova, 4 ovos caipiras, 1 punhado de castanha-de-baru (pode ser substituída por noz-pecã), 1 carambola, 1 manga, 1 copo de queijo meia cura ralado e 200 g de presunto cru. Para o vinagrete de caju: 1 colher (sobremesa) de mostarda picante, 5 cajus-do-cerrado maduros (ou 1 caju comum), 2 colheres (sopa) de óleo de canola e sal e páprica picante a gosto.

Como fazer
O vinagrete de caju: retire as castanhas do caju sem usar lâmina de metal. Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve. A salada: umedeça a farinha de tapioca e passe-a pela peneira. Lave e rasque as folhas da salada. Pique a cebola. Cozinhe ligeiramente os ovos para que fiquem com a gema mole e descasque-os. Grelhe as castanhas, retire a pele e quebre-as levemente no pilão. Corte a carambola em fatias. Descasque e pique a manga. Pique o presunto. Espalhe a tapioca em duas frigideiras antiaderentes, formando uma camada fina, e leve ao fogo até obter um crepe branco (biju). Coloque um dos bijus sobre uma travessa, cubra-o com as folhas rasgadas, a cebola, os ovos, o queijo ralado, o presunto, a manga, a carambola e as castanhas e regue com o vinagrete de caju. Cubra com a outra parte da tapioca e sirva. Receita do chef Quentin Geenen de Saint Maur.


Texto Anterior: Adultos ganham tabela de vacinas
Próximo Texto: outras idéias - paulo tatit: Cantar e encantar
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.