São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM CASA

Ingredientes de qualidade e coador de pano ajudam a preparar um bom café

Quer agradar à mãe no próximo domingo? Para que o café da manhã na cama seja perfeito, é preciso preparar um bom café. "A água tem de ser mineral, já que compõe 98% da bebida, e o pó, de boa qualidade", avisa Sílvia Magalhães, diretora de qualidade do Octavio Café, em São Paulo.
Para saber se o pó tem boa procedência, observe se há na embalagem algum selo de certificação nacional ou internacional. Também quanto mais novo o pó, melhor será a bebida. Se for possível, moer o grão na hora do preparo garante mais aroma e sabor. "Observe o tamanho dos grãos e a torra, que devem ser uniformes", aconselha Magalhães.
Deve-se usar uma colher de sopa de pó para cada 100 ml de água, com temperatura máxima de 95ºC. "Água fervente queima o café e deixa um gosto amargo", alerta.
Aos que fazem cara feia para o coador de pano, uma informação: ele é melhor do que o de papel, pois retém menos o aroma, de acordo com Magalhães.
Mas ambos são benéficos ao coração. De acordo com a tese de mestrado da nutricionista Rosana Perim Costa, do HCor, duas substâncias gordurosas do café que, se ingeridas em excesso, podem alterar os índices de colesterol, ficam na borra do filtro. "Já no expresso e no café árabe, passam para a bebida."
O pó de café deve permanecer na geladeira no próprio pacote, dentro de um recipiente hermeticamente fechado.


Texto Anterior: Moléculas à la carte
Próximo Texto: Compare
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.