São Paulo, quinta-feira, 08 de julho de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Personagens de Esopo invadem a cozinha

A curiosidade da neta Victória, 8, em saber o que os personagens das fábulas comiam foi a inspiração para que o escritor Pedro Ernesto de Luna, 67, escrevesse, com o chef italiano Piero Cagnin, 37, o livro "A Fabulosa Culinária Mediterrânea dos Contos de Esopo" (156 págs., R$ 29,90, ed. Record, tel. 0800-7041720).
Luna optou pelo grego Esopo (séc. 6 a.C.) porque ele "dominou todo o Mediterrâneo, o que dava um cardápio mais amplo para explorar". Cagnin, chef da filial carioca do restaurante Gero, demorou três meses para criar os pratos como a sopa abaixo, baseando-se nas fábulas reescritas por Luna e em sua pesquisa sobre a culinária da região.

Sopa de abóbora com "quenelles" de robalo

Marcelo Barabani/Folha Imagem

Calorias (por pessoa): 1.315,9; carboidratos: 35,8 g; lipídeos: 116,5 g; proteínas: 31,1 g

Ingredientes (para 4 pessoas)
Para a sopa: - 800 g de polpa de moranga picada - 1 cebola graúda picada - 2 dentes de alho picado - 100 ml de azeite - 1 l de caldo de peixe - 350 ml de creme de leite fresco - sal e pimenta-do-reino preta a gosto Para as "quenelles": - 300 g de filé de robalo limpo e picado - 100 g de pão de forma sem casca - leite o suficiente para molhar o pão - 0,5 l de caldo de peixe - 2 claras de ovo - 20 g de tomilho picado - 30 g de salsa picada - sal e pimenta-do-reino branca a gosto Para o "pesto": - 80 g de manjericão italiano - 1 dente de alho picado - 50 g de queijo parmesão ralado - 30 g de "pinoli" - 200 ml de azeite de oliva - sal a gosto

Modo de fazer
A sopa: separe uma colher (sopa) da cebola picada e reserve. Numa panela, refogue o restante da cebola e o alho no azeite, acrescente a abóbora e mexa bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino preta e junte o caldo de peixe. Deixe ferver. Quando a abóbora estiver cozida, acrescente o creme de leite. Deixe apurar por mais dez minutos em fogo brando, retire do fogo e bata no liqüidificador. Reserve. As "quenelles": deixe o pão de forma de molho no leite durante alguns minutos. Retire-o, escorra bem o excesso de leite e coloque-o em uma tigela com o robalo picado, a cebola que restou da sopa, o tomilho, a salsa e as claras e tempere com sal e pimenta-do-reino branca a gosto. Mexa muito bem. Se a mistura estiver com pouca liga, acrescente um pouco mais de pão de forma molhado em leite. Coloque o caldo de peixe para ferver. Usando duas colheres de sopa, molde as "quenelles" e cozinhe-as no caldo já fervente. Reserve. O "pesto": bata todos os ingredientes no liqüidificador até obter uma mistura espessa, não muito líqüida. A montagem: ferva a sopa, coloque-a nos pratos, acrescente as "quenelles" e regue com o "pesto". Receita do chef Piero Cagnin para o livro "A Fabulosa Culinária Mediterrânea dos Contos de Esopo".


Texto Anterior: Arremate
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.