São Paulo, quinta-feira, 08 de outubro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bebidas burlam o apetite, mas contêm calorias

DA REPORTAGEM LOCAL

Que bebidas saciam menos do que alimentos sólidos é possível afirmar até pelo senso comum. Mas, além do esvaziamento do estômago mais rápido -o que faz com que a fome volte mais depressa-, outros fatores também contribuem para prejudicar o desempenho dos líquidos na saciedade.
Uma revisão científica publicada na "Revista de Nutrição" mostrou que a falta de mastigação inibe a ativação de receptores e a liberação de substâncias que contribuem para a sensação de satisfação.
"Existem receptores na boca e na língua que são pouco ativados, porque o líquido passa direto pela boca", afirma Denise Mourão, da Universidade Federal de Viçosa, responsável pelo trabalho.
O fator psicológico também contribui para que a pessoa acabe ingerindo muito mais calorias durante o dia por meio das bebidas. Por não ser considerado um alimento, o líquido não é contabilizado e pode contribuir para um ganho de peso indesejado. "Por isso a fruta é uma melhor opção do que o suco, pois ativa mais fatores relacionados à saciedade", acrescenta Mourão.
Em abril, um estudo da Johns Hopkins School of Medicine com 810 adultos constatou que as calorias ingeridas por meio de bebidas influenciam mais na perda de peso do que as consumidas por sólidos.
Para os pesquisadores, é possível regular melhor a ingestão de sólidos do que a de líquidos, o que significa que é mais fácil exagerar quando a pessoa bebe do que quando come. (JS)


Texto Anterior: Vontade insaciável
Próximo Texto: Em casa: Adaptar prateleiras faz ganhar espaço e ajuda na organização da despensa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.