São Paulo, quinta-feira, 09 de janeiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Impontualidade exige explicação

* Caso perceba que se atrasará para um compromisso formal -uma reunião de trabalho, por exemplo-, telefone para avisar. Assim as pessoas poderão decidir o que é melhor: continuar sem você ou adiar o compromisso.
* Sempre justifique seus atrasos. A explicação ajuda a minimizar possíveis sensações de mal-estar.
* Se chegar atrasado, procure recuperar o tempo perdido da melhor forma possível, demonstrando atenção e eficiência. Se você assumir um ar de displicência, as pessoas poderão sentir-se menosprezadas.
* Tenha em mente que a sua pontualidade no primeiro dia do novo chefe ou do novo emprego será avaliada como uma atitude positiva ou negativa. Isso poderá se refletir na avaliação do seu desempenho profissional.
* Avalie bem a situação se insistirem para que você seja pontual. Em geral, quando isso acontece, é sinal de que você já tem fama de atrasado ou de que é muito importante que você esteja presente no horário marcado.
* Lembre-se de que a reação à impontualidade depende da situação. Chegar atrasado a uma grande festa, por exemplo, pode passar despercebido, mas a um jantar para poucos convidados pode ser visto como falta de consideração.
* Se você tem filhos, nunca os deixe esperando na escola. Quanto mais nova for a criança, maior pode ser o sentimento de insegurança e de desprezo que o atraso do pai ou da mãe causará.
* Sempre calcule contratempos (trânsito, condições do tempo etc.) ao planejar seu cronograma para circular de um lugar para outro.
* Esteja preparado para ser criticado ou até ignorado caso você se atrase -afinal, ninguém gosta de ficar esperando.
* Se ocupa cargo de chefia, fique atento ao atraso dos participantes nas reuniões marcadas por você. Ele pode indicar retaliação à sua própria impontualidade.


Texto Anterior: Unhas roídas
Próximo Texto: Cultura não é justificativa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.