São Paulo, quinta-feira, 09 de abril de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIA A DIA

EM CASA

Tapetes orientais devem ser protegidos da luz do sol e de produtos químicos

A limpeza periódica, a lavagem e a manutenção de tapetes orientais exigem alguns cuidados para que as peças possam durar por gerações. Uma dúvida comum diz respeito ao aspirador de pó. "Ele pode ser usado, mas não como uma prática diária", afirma Bia Carvalho, consultora da loja Tabriz Collection. Deve-se usá-lo a cada 15 ou 30 dias, cuidando sempre da franja. Para uso diário, uma vassoura especial para tapete é mais indicada.
Os tapetes de lã devem ser batidos pelo avesso com o cabo de uma vassoura uma ou duas vezes por ano para retirada do pó acumulado. Já os de seda não devem ser batidos nem aspirados, apenas sacudidos.
Como a luz direta e constante desbota o tapete, ele não deve ser exposto aos raios solares por períodos prolongados. Periodicamente, deve-se virar o tapete de lado.
A lavagem deve ser feita somente em lojas especializadas. "Um especialista pode assegurar que um tapete de lã ou de seda não sofrerá dano nem soltará cor", diz Bia Carvalho. Produtos químicos também são contraindicados.
Para guardar uma peça que esteja fora de uso, pode-se escolher entre duas opções: aberta ou enrolada, sempre em local fresco, seco e arejado. O tapete também pode ser dobrado -com exceção dos muito grossos, como o "bidjar"-, mas por um período não superior a duas semanas. Antes de serem armazenados, eles devem estar totalmente limpos.


Texto Anterior: Psicóloga tenta ser discreta
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.