São Paulo, quinta-feira, 09 de novembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sim ou não?

Rosely Sayão (RS), psicóloga e colunista do Equilíbrio, e Armando Tambelli (AT), coordenador pedagógico do ensino médio da Escola da Vila, comentam as 13 afirmações publicadas.
1. "Celular é uma grande armadilha. Dá controle aos pais. Adolescente deve ser tutelado, não vigiado" (RS) "Levando em conta a realidade de hoje, esse é o caminho. Se é dado para questão de urgência, facilita, mas pode também ser controle" (AT)
2. "Carona é arriscado. Qualquer adolescente, mesmo com bom senso, perde-o se estiver acompanhado de outro amigo. Entrega-se ao prazer e esquece o resto" (RS) "É muito arriscado, mas há alternativas: pegar um ônibus de carreira e ir para a Bahia é bom" (AT)
3. "A família tem que ter suas próprias referências. Se vier com o argumento de que todos os pais de amigos deixaram, a resposta pode ser "E daí ?'" (RS) "Saber a adesão do outro é conveniente" (AT)
4. "Os pais querem poupar os filhos e acabam aumentando a dependência" (RS) "Há alunos que conseguiriam trabalhar, outros não conseguiriam levar o estudo junto" (AT)
5. "Tem que estimular o filho a morar sozinho, mas dando no máximo uma "ajuda de custo", não pagando tudo" (RS) "Besteira. É inviável. Você terá uma despesa desgraçada" (AT)
6. "É absurdo. É poupar o filho de viver. O uso da maconha é proibido por lei. Ele se sentirá seguro para fumar fora de casa e acabará dando bandeira. Proibir a maconha dentro de casa não quer dizer proibir a maconha. Os pais podem ensinar o filho a batalhar contra a proibição legal, juntando-se a uma organização, por exemplo. Que ele aprenda a exercer seu direito de cidadão" (RS) "Em 95% dos casos o pai que franqueia essa atitude se arrepende" (AT)
7. "De jeito nenhum. Pai é autoridade. Precisa dar orientações" (RS) "Pai é pai, não é amigo. É uma questão de autoridade. Ser moderninho é besteira" (AT)
8. "Isso é poupar o filho. Viver supõe perda, frustração. Os pais devem lembrar que já viveram frustrações" (RS) "Não. Eu também já passei por isso. É um processo natural da vida" (AT)
9. "Pode funcionar, mas não necessariamente. Viver uma temporada com uma família diferente pode ajudar o jovem a aprender a se virar. Se ele sentir um pouco de medo e quiser voltar antes do prazo, os pais devem encorajá-lo a ficar" (RS) "Traz menos independência e mais uma visão de cultura e costumes diferentes" (AT)
10. "Os pais devem ensinar o filho a construir a própria privacidade. Inteirar-se da vida sexual do filho não o ajuda a construir privacidade. Vida sexual é íntima. É preciso manter relação de família: pai, mãe, filho, filha" (RS) "Não há esse direito de invasão" (AT)
11. "É estimular a dependência. Ele tem que se lembrar. Deixe-o pensar" (RS) "Babaquice. É de pouca elegância" (AT)
12. "Os pais têm lutado no lugar dos filhos. Se ele vem com uma reclamação, o pai deve encorajá-lo a resolver sozinho" (RS) "O pai pode recorrer à escola quando quiser mais informação, mas é o filho quem deve resolver" (AT)
13. "O filho não precisa andar só de ônibus, mas é importante que ele saiba se virar sozinho" (RS) "O uso do motorista pode abreviar o tempo" (AT)



Texto Anterior: Sim ou não?
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.