São Paulo, quinta-feira, 09 de novembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

firme e forte
Exercícios na água ganham ritmo e saem do marasmo

SOLANGE ARRUDA -
FREE-LANCER

Levar o malhador jovem para a hidroginástica. Com esse objetivo, algumas academias de São Paulo estão apostando em novos e puxados programas de aula na piscina. "Queremos que o aluno faça hidroginástica todos os dias" diz Vera Lúcia Gonçalves, coordenadora do departamento de hidroginástica da Bio Ritmo, academia que oferece um pacote molhado com uma aula diferente de hidroginástica por dia. Com a frequência e a diversidade das aulas, ela diz que o praticante melhora o seu condicionamento físico, bem como a parte cardiológica e a neurológica, principalmente pelo fato de o programa mesclar não apenas a forma, mas o conteúdo da ginástica. Num dia, há uma carga mais forte de exercícios, no outro, uma aula recuperativa, no outro, uma mais difícil e assim por diante. Na Runner, o programa é semelhante, com uma estratégia de aula a cada dia. E a professora de hidroginástica Eliana Baptiston adianta que, a partir de 2001, a academia vai oferecer aulas para "proporcionar um condicionamento físico mais efetivo, trabalhando, ao mesmo tempo, o equilíbrio". Foi justamente nessa linha que a Fórmula fez sua aposta. A academia acaba de lançar uma modalidade aquática baseada nos movimentos do tai-chi-chuan. De acordo com o professor de artes marciais Yoshihide Takahashi, a aula aprimora a consciência corporal do indivíduo, de modo que ele saiba com que músculos está mexendo. "Os movimentos fortalecem toda a musculatura, mas sem explorar a capacidade máxima da pessoa, respeitando o corpo e aliviando o estresse do dia-a-dia", diz o professor. Confira a seguir como são essas novidades.

Coreo kick boxing Movimentada e até meio lúdica, esta modalidade leva para dentro da piscina os socos e chutes do kick boxing. Com um diferencial: os movimentos são apresentados em forma de uma coreografia.Trabalham bastante o abdômen e a força do indivíduo (isometria). Além do mais, socar e chutar a água funciona como uma ótima descarga emocional. O estímulo cardíaco intenso da aula favorece o emagrecimento. Na Bio Ritmo.

Power stream Pega pesado. O condicionamento muscular é intenso, graças ao uso de equipamentos presos ao corpo, como o "aquatoner" (para mãos) e o "waterwings" (para pernas), que aumentam sua superfície de contato com a água. Recomendada para pessoas de todas as idades e ideal para quem quer ganhar músculo. Quanto mais jovem for o praticante, mais o corpo vai responder positivamente aos exercícios. Na Bio Ritmo.

Duplo f A aula é mais lenta. Os exercícios atuam sobre os princípios do método da aula de pilates: respiração, equilíbrio e consciência corporal. Ao mesmo tempo, trabalha intensamente os dois efes do nome -a força e a flexibilidade. Não é aquela agitação, mas há um grau razoável de dificuldade, já que sustentar movimentos por determinado tempo sob a água definitivamente não é bolinho. Direcionada para jovens e adultos de todas as idades. É também perfeita para quem está preocupado em melhorar a postura. Em excesso, os exercícios isométricos são contra-indicados para hipertensos. Na Bio Ritmo.

Watai Baseados na filosofia harmônica do tai-chi-chuan, os movimentos visam a consciência corporal e o equilíbrio da pessoa. Os exercícios são repetitivos e fortalecem a musculatura, sem ultrapassar o limite do indivíduo. Têm o propósito sutil de eliminar a tensão física e mental, razão pela qual são especialmente indicados para executivos, pessoas submetidas a grande estresse muscular e atletas em recuperação de cirurgia nos joelhos, por exemplo. Os movimentos do tai-chi aquático são mais fáceis que os realizados em terra firme, principalmente se a pessoa tem problemas de coordenação motora. Na Fórmula.

Deep balance Durante essa aula, o aluno praticamente não toca o chão da piscina, a não ser em alguns momentos de rebote, em que os exercícios em suspensão são alternados com impacto obtido por meio de pequenos saltos. O aluno bóia graças ao uso de coletes e tornozeleiras. Servem basicamente para que o praticante mantenha uma postura correta na piscina, equilibrando-se adequadamente e, assim, use a água de forma eficiente. Com ritmo forte, a modalidade funciona como uma espécie de aeróbica aquática. É recomendada para quem está começando a praticar exercícios aquáticos. Na Runner.



Texto Anterior: S.o.s. família - Rosely Sayão: Filhos de pais separados sofrem, sim
Próximo Texto: Narciso: Para "encerar" o cabelo e proteger a pele
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.