São Paulo, quinta-feira, 09 de novembro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Acabe com as formigas que andam nos alimentos

Depois que elas invadem as cozinhas de casas e apartamentos, não adianta limpar o chão e os móveis ou espalhar veneno pelos cantos. As formigas caseiras andam em imensas filas e invadem cantinhos fora do alcance da limpeza diária. A dica para se ver livre dessas intrusas é cortar o mal pela raiz, ou melhor, pela rainha.
"Ela coloca ovos em pequenos orifícios -geralmente entre os azulejos -e nunca sai de lá. Tampe a frestinha com massa de rejunte para que as operárias não consigam mais levar alimento à rainha", diz Carlos Alberto Madeira, subgerente da área de controle silantrópico (animais que vivem perto do homem) da coordenação de vigilância em saúde do município de São Paulo. Para encontrar o local que precisa ser vedado, siga a trilha feita por elas.
Para prevenir o aparecimento das formigas, a casa precisa estar sempre limpa. "Tire pedacinhos de alimentos que ficam na pia ou no chão, que são verdadeiros convites para elas", diz Madeira. Outras dicas são fechar bem os potes de comida e procurar guardar os doces na geladeira.
As formigas andam em lugares sujos, levando bactérias e fungos nas patas. É raro, mas essa sujeira pode levar a problemas alérgicos em quem consome os alimentos pelos quais elas passam.
Há 2.000 espécies de formigas. A mais comum nas cozinhas é conhecida como formiga-de-fogo.


Texto Anterior: Na prateleira: Alimento para diabéticos está à venda nas farmácias
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.