São Paulo, quinta-feira, 09 de novembro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Colo no choro não "estraga" bebê, diz estudo

Radu Sighet/Reuters
CONFUSÃO
30% dos pais experientes pegam o bebê que chora no colo, mas não sabem se é certo


O que fazer quando o bebê está chorando sem parar? É melhor deixá-lo ou pegá-lo no colo? Um estudo conduzido pela Queensland University of Technology e pelo River Early Parenting Centre, nos Estados Unidos, apontou que os pais devem seguir seus instintos e acalentar a criança sem ter medo de "estragá-la".
"Muitos pais de bebês com menos de 12 semanas não têm certeza se devem pegar o filho quando ele chora", diz a pesquisadora Karen Thorpe. A orientação, segundo os especialistas envolvidos na pesquisa é: devem, sim.
As respostas dos entrevistados apontaram que 20% dos pais de primeira viagem e 30% dos já experientes não têm certeza se é correto levar o recém-nascido ao colo durante uma crise de choro, mas costumam fazê-lo. Já cerca de 25% dos pais de primeira viagem e pouco mais de 10% dos pais experientes acreditam que isso pode "estragar" a criança.
De acordo com os pesquisadores, durante os primeiros três meses de vida, é fundamental para o desenvolvimento emocional e neurológico do bebê obter resposta dos pais ao choro.
A conclusão é que os pais devem confiar mais nos próprios instintos nas atividades relacionadas aos cuidados com seus filhos e valorizar menos o bombardeio de informação sobre qual seria o melhor modo de fazê-lo.


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Dia do diabetes terá exames grátis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.