UOL


São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Magra demais
"Tenho 30 anos, 1,76 m e sou muito magra. Já fiz várias tentativas de engordar. Na última vez, consegui sair dos 56 kg para os atuais 62 kg, mas, em compensação, adquiri barriga, celulite nas coxas e estrias nas nádegas. Como engordar sem aumentar a barriga?"
Rosangela de A. Felipe, São Paulo, SP

Usa-se a tabela de índice de massa corpórea (IMC) para avaliar o peso de uma pessoa. O IMC é calculado dividindo-se o peso pelo quadrado da altura. O peso é considerado normal se o IMC variar de 20 a 24,9. Com 1,76 m e 62 kg, o IMC é 20. "Com esse índice, que é adequado, a pessoa pode ganhar um pouco mais de peso se quiser", afirma o endocrinologista Ricardo Peres, do hospital Albert Einstein (SP). Para elevar o peso de maneira saudável, a rotina alimentar pode ser melhorada com o aumento da ingestão de proteínas e de carboidratos e a diminuição do consumo de gordura saturada. De acordo com o médico, o ideal é que, junto com as mudanças na dieta, a pessoa inicie um programa de exercícios físicos para adquirir massa muscular e evitar o acúmulo de gordura na região do abdômen e em outras áreas do corpo.


Problemas com o ar condicionado
"Tenho grande sensibilidade a ar condicionado. A garganta começa a raspar e, em seguida, está instalada a faringite, que dá um tremendo mal-estar e me deixa afônica. O que posso fazer para me proteger?"
Renata Corte, Jundiaí, SP

Algumas pessoas são mais sensíveis ao ar frio e seco que é produzido pelo ar-condicionado, afirma o alergista e imunologista Mario Geller. Para essas pessoas, recomenda-se umedecer a orofaringe com frequência -pressionando levemente um lenço úmido contra o nariz ou respirando vapor, por exemplo. "Em casos extremos, é necessário usar máscaras ou lenços protetores." Se a pessoa, além da tendência à faringite, sofrer de alergia respiratória, ela deve procurar um médico para controlar a alergia adequadamente, orienta Geller.


Mau hálito e garganta
"Sofro de halitose. Nas minhas amígdalas, há uma formação grande de muco. O que devo fazer?"
R. M., via e-mail

Ao lado das amígdalas, existem duas bolsas. "Essas bolsas podem ser maiores e mais profundas em determinadas pessoas, retendo resíduos e tornando-se o meio ideal para as bactérias que provocam o mau hálito", afirma o ortodontista Alcides Gomes Junior, da Uniorto (São José do Rio Preto). Para confirmar essa hipótese, o ideal é procurar um otorrinolaringologista. Segundo Gomes, vale a pena ainda consultar um cirurgião-dentista especializado em periodontia. "O mau hálito também pode ser provocado por problemas periodontais, como a gengivite", diz ele.


Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: Família mineira desce a montanha mais unida
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.