UOL


São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Centenário na forma integral

Na versão original, criada em 1896 pelo francês Henri Charpentier, o "crêpe suzette" era feito com finos discos de massa dourados na manteiga, regados com uma mistura de açúcar, raspas de laranja e suco de tangerina e flambados com curaçau. Mas a criatividade encarregou-se de produzir variações como a receita de hoje, com farinha integral e gengibre.

Crepe integral com chocolate e gengibre

Calorias (por porção): 518,2; carboidratos: 58,9 g; proteínas: 10,4 g; lipídeos: 26,7 g

Marcelo Barabani/Folha Imagem


Ingredientes (para cinco porções)

Para a massa: 2 colheres (sopa) cheias de farelo de trigo, 2 colheres (sopa) cheias de aveia em flocos finos, 2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo, 1 copo (americano) de leite, 2 ovos e 1 colher (sopa) cheia de margarina. Para a cobertura: 1 colher (sopa) de margarina, 10 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado (use a parte grossa do ralador), 1 colher (sopa) de açúcar mascavo e 1 colher (sopa) de água. Para a calda: 200 g de chocolate amargo, 2 colheres (sopa) de mel e 100 g de creme de leite light. Para a montagem: 1 colher (sopa) cheia de geléia de laranja dietética e 5 bolas de sorvete de creme dietético.


Como fazer
A massa: bata todos os ingredientes no liquidificador por, pelo menos, dois minutos. Deixe a massa descansar por meia hora, de preferência na área mais aquecida da cozinha, como próximo do fogão. Enquanto isso, prepare a cobertura: leve ao fogo a margarina, o gengibre ralado e o açúcar mascavo e mexa. Quando começar a formar um leve caramelo, coloque a água, e a cobertura está pronta. Reserve. A calda: derreta o chocolate no micro ou em banho-maria. Fora do fogo, acrescente o mel, mexa e misture com o creme de leite (sem o soro). Reserve. Volte a bater a massa por mais um minuto e, em seguida, despeje-a em uma frigideira grande, antiaderente, untada com margarina. O crepe deve ficar bem fino. Deixe-o tostar bem de um lado antes de virar. Montagem: no centro do prato, coloque o crepe aberto e espalhe a geléia de laranja por cima. Ponha o sorvete no meio do crepe, cubra com a calda de chocolate e finalize com a cobertura de gengibre. Receita das chefes Lia e Lourdes, do restaurante Badebec.


Texto Anterior: O que os Gribel ganham com o montanhismo
Próximo Texto: Capa 10.04
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.