São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Muita loucura nos EUA

Um garoto de 17 anos provocativo, que perde a calma com facilidade e se recusa a cumprir ordens seria classificado nos EUA como portador do "distúrbio de oposição e desafio", embora, no Brasil, seja considerado são.
A mania norte-americana de julgar doente quem apresenta comportamento ligeiramente fora do padrão se traduz em números. Comunicado do governo dos EUA de setembro de 99 indicou que 22% da população tinha algum tipo de desordem mental diagnosticável.
O exagero também pode ser medido pela quantidade de doenças listadas no "Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders". Uma bíblia de 886 páginas da Associação Americana de Psiquiatria que orienta o diagnóstico das doenças mentais. Em 1918, o manual listava 22 distúrbios. Na última versão, editada em 94, já somavam mais de 300. Apenas nos últimos 18 anos, 200 doenças foram acrescentadas ao manual.
Entre elas, a fuga compulsiva (necessidade incontrolável de fugir de casa ou abandonar o emprego) e o distúrbio de personalidade narcisística (pessoa que acredita ser especial e única, que só é compreendida por outras igualmente superiores).


Texto Anterior: Metrópoles criam tropa de esquisitos
Próximo Texto: Fatores de risco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.