São Paulo, quinta-feira, 11 de janeiro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Surfe é menos arriscado que futebol

O surfe (foto) costuma ser considerado um esporte perigoso, mas uma pesquisa descobriu que ele é, na verdade, mais seguro do que o futebol e o basquete, por exemplo. Liderado por pesquisadores do Rhode Island Hospital e da Brown Medical School, o estudo está na edição deste mês do "American Journal of Sports Medicine".
Segundo o trabalho, o risco de se machucar no surfe competitivo é relativamente baixo -6,6 lesões significativas a cada 1.000 horas da atividade. Foram consideradas significativas as lesões que impediram a prática do esporte por um ou mais dias, que exigiram uma ida ao hospital ou que precisaram ser suturadas.
O risco, porém, mais do que dobra quando o surfe é praticado em ondas grandes ou num local com fundo duro, como pedras. Idade e gênero não interferem no índice.
Distensões e luxações foram as lesões mais comuns entre os competidores -os dados foram coletados em 32 torneios (profissionais e amadores). Quem surfa por lazer tem mais lacerações e contusões, segundo outra pesquisa.

ESTÍMULOS SONOROS PARA GESTANTES
A Mammy To Be promoverá no próximo sábado (dia 13), às 11h, um curso de vivência musical para gestantes. Para participar, é preciso doar uma roupa de enxoval de bebê ou um item de higiene -as peças serão entregues a mães carentes. O curso é voltado para mulheres a partir do sexto mês de gravidez. A proposta é aumentar a conexão dos pais com o bebê por estímulos sonoros.
Inscrições: 0/xx/11/5049-0310

CRIANÇA COM DOENÇA DE ADULTO
Uma grave tendência foi percebida por pediatras do Johns Hopkins Children's Center: casos de crianças com pedras nos rins, que eram muito raros, têm se tornado um problema comum nos consultórios. A observação ainda não conta com dados estatísticos, mas os médicos já estão alertando para a importância de as crianças diminuírem o consumo de sal e se hidratarem melhor. Uma dica é evitar salgadinhos e refrigerantes. Chá, café, chocolate amargo, espinafre, nozes e farelo de trigo também podem aumentar o risco de alguns tipos de cálculo renais. Além de ser doloroso, o problema pode levar a infecções urinárias. A má alimentação também pode levar a casos de obesidade, diabetes tipo 2 e hipertensão na infância.

AULAS GRATUITAS PARA A TERCEIRA IDADE
Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas do Centro de Referência da Cidadania do Idoso, desenvolvidas pela Prefeitura de São Paulo e realizadas na Faculdade Anhembi Morumbi, no centro. Haverá aulas de tai chi chuan e violão, entre outras.
Informações: 0/xx/11/3292-1614

CURSO DE DANÇA PARA DEFICIENTES VISUAIS
A Associação de Balé de Cegos Fernanda Bianchini abriu inscrições para aulas gratuitas.
Inscrições: 0/xx/11/5084-8542


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: S.O.S. família - Anna Verônica Mautner: Silêncio e barulho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.