São Paulo, quinta-feira, 11 de março de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTE AQUI

LANCHEIRA
"Causou-me estranheza a reportagem "Hora do lanche" (ed. de 4/2) em relação à indicação de consumo de margarina e maionese. Gostaria de saber a opinião de outros profissionais a respeito. E a suposta ausência de gordura trans nas margarinas, será confiável ou apenas propaganda da indústria?"
MARISTELA SPANGHERO
(Ribeirão Preto/ SP)

Segundo Gláucia Pastore, professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, entre a manteiga e a margarina, a recomendação é ficar com um misto das duas. "Nos mercados, o produto tem a inscrição 50% margarina, 50% manteiga", diz.
Como a margarina tem somente óleo hidrogenado, o ideal é escolher as que contêm menos de 30% de óleo, mais adição de fibras ou de nutrientes. "A manteiga também tem gordura saturada, como a margarina, mas com vitamina A", diz. Por isso, segundo Pastore, é uma opção melhor para as crianças.
Já a maionese, mesmo industrializada, pode trazer riscos ao ficar em temperatura ambiente -daí a importância de usar lancheiras térmicas, como recomendado na reportagem.
Quanto ao ômega 3 presente na maionese, Pastore acha melhor que a fonte desse nutriente seja peixe, porque sua concentração na maionese é baixa. "O risco talvez não compense."
Sobre a gordura trans, ela diz que as empresas de renome não se arriscariam a descumprir determinação do órgão regulador.


PARTICIPE DO FOLHA EQUILÍBRIO
Perguntas, críticas e sugestões para o caderno devem ser enviadas para a al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, Campos Elíseos, São Paulo, SP, CEP 01202-900; fax 0/xx/11/3223-1644. E-mail: folhaequilibrio@uol.com.br



Texto Anterior: Outras Ideias - Dulce Critelli: Fim do mundo
Próximo Texto: Dermatologia: Pele em perigo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.