São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perfil do espermatozóide saudável

Motilidade Eles ganham nota A (a classificação estabelece níveis A, B, C e D) quando são rápidos e com progressão retilínea. O ideal é que pelo menos 50% ou mais tenham classificação A e B e que 25% movam-se firmes numa mesma direção.

Forma O mais apto a fecundar um óvulo deve parecer um girino -uma cabeça oval provida de um longo filamento. A presença de células de formas arredondadas pode indicar falha na maturidade espermática, mas isso depende também da quantidade, da concentração delas e da avaliação médica, pois não há consenso sobre a influência desse fator no potencial de fertilidade do homem.

Maturação Antes de se tornar espermatazóide, a célula germinativa masculina deve, obrigatoriamente, passar por dez etapas. Do contrário, a fertilidade é comprometida, e o homem só vira pai com a ajuda da tecnologia. São necessários 74 dias para que ele se desenvolva, mais 20 para ser capaz de fertilizar o óvulo.

Qualidade "Embora a quantidade seja um aspecto fundamental na análise do esperma, a qualidade é mais importante. Pode acontecer de a quantidade ser altíssima, porém sem qualidade", diz o médico Sandro Esteves, da Clínica Androfert. O exame que avalia o sêmen e os espermatozóides é o espermograma, um teste simples, cujo resultado pode sair até no dia seguinte, já que depende apenas de observação do especialista, e não de reações químicas. "O homem faz dois ou três dias de abstinência sexual e depois colhe o sêmen por masturbação. Os aspectos avaliados são quantidade, motilidade, forma dos espermatozóides e presença ou não de processos inflamatórios", diz a especialista em reprodução humana Maria do Carmo Borges de Souza.

Quantidade Numa ejaculação há, em média, 40 milhões de espermatozóides. Para cada mililitro de sêmen, deve haver 20 milhões de espermatozóides. Essa é a quantidade de células estabelecida como normal pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Vitalidade É como os especialistas chamam os espermatozóides vivos. Espera-se encontrar no espermograma pelo menos 50% deles vivos.



Texto Anterior: Espermatozóide requer mais atenção do homem
Próximo Texto: Apoio psicológico ajuda no tratamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.