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EM CASA
Arrumação dos brinquedos deve virar momento de aprendizado e parceria
Fim de brincadeira para as crianças e começo de trabalho para os
pais. É assim que muitos adultos vêem a hora de arrumar os brinquedos que os filhos espalharam pelo chão.
Mas, segundo Silvia Gasparian Colello, professora de psicologia da Faculdade de Educação da USP (Universidade de
São Paulo), mudar essa percepção é o primeiro passo para que
eles aprendam a se organizar.
"É preciso construir esse conceito nas crianças e a hora da
arrumação é uma ótima oportunidade", diz.
Não deixe transparecer a
idéia de que colocar ordem nas
coisas é uma obrigação. Apostar no lado lúdico é uma boa alternativa. Para isso, organize os
brinquedos e jogos em caixas
com desenhos ilustrativos ou
providencie um baú para que os
pequenos sintam prazer em interagir com o local em que os
objetos são guardados.
A lógica dos adultos não deve
imperar. Deixe que as crianças
utilizem seus próprios critérios
na hora de colocar cada coisa
em seu lugar. A exceção fica por
conta dos objetos mais caros ou
que representem algum perigo
-que não devem ser colocados
à vista nem em lugares altos,
para que elas não escalem nada
na tentativa de alcançá-los.
Quando a criança percebe
que arrumar a bagunça deixa o
espaço mais gostoso e que este
é um momento de parceria com
os pais -e de reconhecimento
por parte deles-, pode partir
dela mesma a iniciativa das
próximas arrumações.
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