São Paulo, quinta-feira, 11 de outubro de 2007
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EM CASA

Arrumação dos brinquedos deve virar momento de aprendizado e parceria

Fim de brincadeira para as crianças e começo de trabalho para os pais. É assim que muitos adultos vêem a hora de arrumar os brinquedos que os filhos espalharam pelo chão.
Mas, segundo Silvia Gasparian Colello, professora de psicologia da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), mudar essa percepção é o primeiro passo para que eles aprendam a se organizar. "É preciso construir esse conceito nas crianças e a hora da arrumação é uma ótima oportunidade", diz.
Não deixe transparecer a idéia de que colocar ordem nas coisas é uma obrigação. Apostar no lado lúdico é uma boa alternativa. Para isso, organize os brinquedos e jogos em caixas com desenhos ilustrativos ou providencie um baú para que os pequenos sintam prazer em interagir com o local em que os objetos são guardados.
A lógica dos adultos não deve imperar. Deixe que as crianças utilizem seus próprios critérios na hora de colocar cada coisa em seu lugar. A exceção fica por conta dos objetos mais caros ou que representem algum perigo -que não devem ser colocados à vista nem em lugares altos, para que elas não escalem nada na tentativa de alcançá-los.
Quando a criança percebe que arrumar a bagunça deixa o espaço mais gostoso e que este é um momento de parceria com os pais -e de reconhecimento por parte deles-, pode partir dela mesma a iniciativa das próximas arrumações.


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