São Paulo, terça-feira, 12 de julho de 2011
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

NA RUA

Magrelas unidas contra a hipertensão

DE SÃO PAULO

Maior competição internacional de ciclismo de estrada da América Latina, o Tour do Rio 2011 (versão local do Tour de France) fará uma campanha para prevenir e controlar a hipertensão.
Isso porque andar de bicicleta, como qualquer atividade aeróbica, pode melhorar a saúde do hipertenso.
Na prova, que acontece de 27 a 31 de julho e conta pontos para a Olimpíada, equipes de ciclistas nacionais e internacionais vão percorrer cerca de 800 quilômetros passando por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Friburgo, Região dos Lagos e Rio de Janeiro. Em cada uma dessas cidades, médicos e enfermeiras atenderão o público medindo a pressão arterial e passando orientações.

TESTE
Para hipertensos, as pedaladas geram muitos benefícios: diminuem a pressão, pelo aumento do fluxo sanguíneo; melhoram os níveis de colesterol e glicose; melhoram a função endotelial (da camada de células que reveste o interior das artérias) e aumentam o gasto calórico (o que ajuda a perder peso).
Segundo o médico João Felipe Franca, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, a pessoa hipertensa não deve iniciar a prática do ciclismo até ter a sua pressão controlada (até 130 x 80 mmHg).
"O ideal é ela ser submetida a teste de exercício máximo em cicloergômetro antes de iniciar o programa, para avaliar mais precisamente a pressão durante o exercício."


Texto Anterior: Cama quente
Próximo Texto: Mais esporte no parque
Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.