São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Comida gordurosa diminui sensação de saciedade

Pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgada no último Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, em setembro, traz à tona mais uma prova de que a gordura é uma vilã na alimentação, principalmente para quem a consome muito.
O estudo revelou que, além das características já conhecidas -comidas gordurosas são mais calóricas e menos saudáveis-, esse tipo de alimento deixa a pessoa com sensação de fome mesmo depois de já ter ingerido quantidade suficiente.
Segundo o médico Bruno Geloneze, que apresentou a pesquisa, durante as refeições há a liberação de hormônios no aparelho digestivo que levam ao cérebro a sensação de saciedade. O que a gordura faz é inibir a ação desses hormônios. Por isso a pessoa continua comendo.
Com essas evidências, a pesquisa, feita em um trabalho experimental com ratos, mostra que aqueles que comem muita gordura sentem mais fome. Isso reforça a idéia de que não é somente pelo valor calórico que a gordura pode levar à obesidade.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 40% da população no Brasil está acima do peso ideal, e 11% dela ultrapassa esse limite, sendo considerada obesa. A pesquisa da Unicamp vem reforçar a idéia de que parar de ingerir gordura em excesso pode ser o primeiro passo para reverter esse quadro.


Texto Anterior: Na prateleira
Próximo Texto: Dia das Crianças divertido e inclusivo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.