São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A origem de brinquedos clássicos

Bicicleta Leonardo da Vinci tinha estudos sobre ela, mas sua história oficial começou em 1790, quando um conde francês criou o celerífero: de madeira, sem pedais e sem correntes, era empurrado com os pés no chão.
Bolas de gude As mais antigas datam de 3.000 a.C.; são de pedras semipreciosas e estavam no túmulo de uma criança egípcia.
Bonecas Na Grécia e em Roma, em 500 a.C., eram conhecidas como "nympha" ou "pupa" (moça pequena), pois tinham cara de gente grande. Quando os artesãos passaram a confeccionar bonecas carregando o filho, despertaram o interesse das crianças e, daí, passaram a produzi-las com feições infantis.
Marionetes As encontradas no Egito tinham corpo de madeira e cabeça de marfim e serviam de divertimento para os faraós. Em Atenas, no século 5 a.C., o teatro de marionetes apresentava as tragédias gregas.
Pipas Na China, os militares a usavam como meio de comunicação durante guerras e conflitos.
Soldados de chumbo Nasceram como jogos de guerra. Luís 14 recebeu de presente um exército de soldados de prata. No final de seu reinado, decepcionado, derreteu todos.


Fonte: "A História do Brinquedo", de Cristina Von


Texto Anterior: frases
Próximo Texto: Onde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.