São Paulo, quinta-feira, 13 de dezembro de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Piercing de aço
"O aço cirúrgico utilizado em jóias de piercing é prejudicial à saúde?"
Flavia Galembeck, São Paulo, SP

Em contato com a pele, qualquer metal pode provocar reações alérgicas, mas materiais usados em implantes, entre eles o aço chamado de cirúrgico, reduzem o risco de irritações e alergias. "Não se pode esquecer, porém, que o aço inoxidável contém, em sua composição, elementos tóxicos, como molibdênio, cromo e níquel, que podem causar reações em pessoas sensíveis", alerta o engenheiro Cesar de Farias Azevedo, do Laboratório de Metalografia e Análise de Falhas do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo). Segundo ele, o titânio puro é o material mais biocompatível entre todos os utilizados em piercings. O risco de reações é menor também se o piercing é feito com materiais nobres e de alta pureza, como platina e ouro. "O melhor é consultar um dermatologista antes de colocar o piercing; há testes para detectar alergia a metais", diz Azevedo.

Escamação nas pálpebras
"Estou com uma coceira nas pálpebras, e, todas as manhãs, os cílios dos olhos estão cobertos por uma camada de "caspa". Procurei um oftalmologista e usei várias pomadas, mas não sarou. Quais podem ser as causas desse problema?"
Eduardo José Monteiro, Tanabi, SP
Pela descrição, trata-se de um caso de blefarite, uma inflamação crônica das pálpebras, afirma o oftalmologista Claudio Luiz Lottenberg, do hospital Albert Einstein (SP). A blefarite pode ter várias causas, como alergia e infecção, que devem ser tratadas a partir de um diagnóstico médico. Até identificar o que está provocando a inflamação, o médico recomenda lavar os cílios, todas as manhãs, com xampu infantil neutro, que não irrita os olhos, para atenuar a coceira e a escamação.

Abdominais de manhã
"Gostaria de saber se há alguma contra-indicação em fazer exercícios abdominais logo ao acordar."
Idalba Pinto de Souza, São Paulo, SP

De acordo com Ana Lúcia Colabone Monteiro, chefe do setor de fisioterapia do hospital Sírio Libanês (SP), não há contra-indicação em fazer abdominais logo cedo, mas há alguns cuidados a serem tomados. Em primeiro lugar, não é recomendável se exercitar em jejum: coma um alimento leve, como uma fruta, ou beba um suco. É necessário também fazer aquecimento antes e alongamento depois. "As pessoas têm ritmos diferentes em diferentes horários do dia; exercite-se no horário em que tiver mais disposição e obterá melhores resultados", sugere Monteiro.



Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Poucas e boas: HC trata crianças com distúrbios alimentares
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.